Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
woshngton: oi woshngton!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta, a resolução e tamanho ( dimensões ) de uma imagem dependem muito do tipo de mídia seja cd, dvd, blue ray ou periódicos ( revistas, magazines, panfletos, outdoors ) que você irá mostrar/ apresentar o seu trabalho.
Para renderizar com a qualidade e o padrão necessário para o local onde será exibido ou impresso, depende de muitos detalhes e de conhecer bem a mídia onde será usado.
Por exemplo, em revistas aonde você lê uma reportagem e a imagem renderizada final está muito próxima aos olhos do leitor, é preciso que não haja de forma alguma pixels estourados, serrilhamento, cores desgastadas demais, gamma errado na imagem, porque se não, o leitor irá identificar na mesma hora que aquela imagem não tem a qualidade gráfica necessária para estar ali na revista.
Agora se a sua imagem renderizada final for mostrada em um "outdoor", aonde as pessoas irão olhar de longe, então a qualidade da imagem não precisa estar 100% ( cem por cento ) sem serrilhamento, e com as cores desgastadas.
Aliás para as pessoas que não tem "renderfarm" e nem "minifarm" fica realmente muito complicado renderizar imagens muito grandes, com dimensões enormes, dificulta o trabalho da pessoa, porque tendo só uma máquina para renderizar às vezes uma imagem tão grande, você poderia deixar de pegar três ou quatro trabalhos que o lucro financeiro somado desses quatro trabalhos, seria bem maior do que a única imagem em alta resolução que você teria que renderizar.
Seja como for a situação, fazer trabalhos em 3d requer muita habilidade e jogo de cintura do artista gráfico e também um poder computacional em termos de hardware muito bom também.
Mas o que as empresas que não trabalham com C.G ( Computação Gráfica ) não entendem é que os softwares 3d \"NÃO\" foram feitos para renderizar em gigantescos e grandes formatos de imagens, por isso que é um absurdo e grosseria quando uma empresa pede uma imagem com mais de 10.000 pixels de resolução e já houve casos assim, que citei.
Computação Gráfica é uma ciência para produzir arte, arte pura e digital, é tanto que o formato padrão de dimensão de render que vêm nos softwares 3d é 640 x 480 pixels de dimensão.
Portanto muitos já notaram que com uma dimensão padrão dessa tão pequena que é de 640 x 480 pixels, a intenção do software 3d não é ver imagens grandes, em resoluções muito grandes e sim ver se o trabalho está "BONITO", bem feito e caprichado.
Muita gente confunde pixels (px) com pontos por polegada (dpi), duas medidas que afetam a resolução das imagens.
Para começar, pixel é "picture element", ou seja, uma unidade bruta que equivale ao dado mínimo da imagem, independentemente do meio em que ela está; É uma unidade puramente virtual.
Já dpi é a relação entre os pontos que a imagem contém e a área concreta que eles ocuparão quando a imagem for impressa ou mostrada na tela, em outras palavras, dpi é a medida espacial da densidade de pontos.
Uma imagem pode ter 1000 dpi e 1 px, resultando em NADA. No arquivo de imagem, dpi é apenas uma etiqueta informativa, só. Isso porque dpi é a relação entre medida concreta ( impressa geralmente ) e pixels. Dot per inch ( dpi, pontos por polegada), poderia muito bem ser pontos por centímetro.
Sem pixels não há imagem, de forma alguma. O que o dpi informa é quantos pixels da imagem devem ser impressos em tantas polegadas (ou centímetros, fazendo a conversão). Daí é melhor pensar dpi como uma medida de ampliação ou redução da imagem, dependendo do meio concreto, físico, em que ela existe ou existirá.
Quando o arquivo da imagem já existe, com determinado número de pixels já dado, aumentar o dpi e "MANTER" a medida concreta resultará em um aumento artificial do número de pixels, chamado interpolação. No mesmo caso, reduzir o dpi causará uma redução dos pixels. Só usamos dpi, então, quando queremos lidar com a imagem impressa em determinado tamanho.
Então, se vamos imprimir uma imagem de 1 polegada quadrada (in²) a 100 dpi, precisaremos de 100x100 px. Se queremos 2 in² a 100 dpi, precisaremos 200x200 px, se queremos 3 in² a 100 dpi, precisaremos 300x300 px ( pixels ) e assim por diante.
Então, quando escaneamos, temos que inverter: Temos o tamanho impresso dado, então quanto maior o dpi, maior a quantidade de pixels obtida. Se você escanear 1 in² a 100 dpi, obterá uma imagem 100x100 px, a 200 dpi, 200x200 px, a 300 dpi, 300x300 px e assim vai.
IMPORTANTE: Então sua escolha deverá ser baseada no tamanho do original e no número de pixels que pretende obter.
Por exemplo, para uma foto 3 x 4 cm ficar com 1920 x 2560 pixels ( a resolução máxima do site nesse formato 3 x4 ), devemos escaneá-la a 1625,5 dpi. Isso porque, sendo 1 cm = 0,394 in ( polegadas ), 3 cm = 1,181 in; daí, para obter 1920 px de 1,181 in ( polegadas ) é necessário dividir 1920 por 1,181, resultando em 1625,740 dpi.
Mas obviamente você não precisa fazer os cálculos. Provavelmente seu software de escaneamento ( scanner digital ) mostra a quantidade de pixels resultantes enquanto você seleciona o dpi. Se não mostrar, faça uma aproximação e depois redimensione a imagem usando pixels como unidade.
Em alguns casos, um ponto pode não equivaler a um pixel, mas isso fica para o verbete dpi de outras fontes de literatura. Importa que, na maioria dos casos, 1 dpi é igual a 1 pixel por polegada (ppi) e, portanto, 1 px equivale a 1 ponto.
Como os monitores têm um padrão de 96 dpi no Windows e 72 dpi no Mac, simplesmente ignora-se o dpi para imagens que serão mostradas na tela do computador. Então, alguns sites propõe uma resolução máxima de 2560x2560 px para a imagem, sem considerar o dpi.
Para TV a dimensão padrão é 720 x 486 pixels. Com o avanço da tecnologia da TV digital é natural que o formato digital opte por dimensões cada vez maiores. É tanto que o formato FULL HDTV é 1920 ( largura ) x 1080 ( altura ) pixels.
A opção "HDTV", para renderizar em alta definição, que trabalha com 1920 x 1080 pixels. Repare que o Pixel Aspect ratio é 1.77778 para HDTV, ou seja, o Pixel não é mais quadrado, diferente do que acontece no monitor de computador, dificultando uma maior integração entre os dois formatos.
Perceba o valor do Image Apect na mesma janela, este valor indica o aspecto da imagem, ele é obtido dividindo o Width ( largura ) pelo Height ( altura ), ou seja, a altura pela largura, 1 indica que é um quadrado, em HDTV fica com 1,77778, indicando que a imagem é WideScreen, ficando bem retangular.
Como você mesmo falou em sua mensagem, você disse que o cara quer vender as imagens em adesivos. A questão agora é saber qual a dimensão do adesivo que ela vai vender, porque o formato mais apropriado para adesivos é o formato retangular, em que a largura é diferente da altura.
Se o formato do adesivo será por exemplo de 10,00 ( largura ) x 6,00 cm ( altura ) e com uma resolução de 300 dpi ( pontos por polegada ), então a dimensão do seu render de saída será:
** OBS.: 1 polegada = 2,54 cm
10 cm dividido por 2,54 cm x 300 dpi = 1181,10 pixels.
6 cm dividido por 2,54 cm x 300 dpi= 708,66 pixels.
Ou seja, para renderizar uma imagem final em 3d e colocá-la em um adesivo de 10 x 6,00 cm, você terá que colocar na janela F10 do render scene do 3ds Max, em width= 1181 e em height= 709,00. Mas a resolução no 3ds Max será ainda de 72,00 dpi, porque colocar com 300,00 dpi e renderizar no 3ds Max é um crime.
Para outras dimensões maiores do adesivo, você terá que fazer o mesmo procedimento do cálculo que fiz lá em cima, pegando a dimensão x do adesivo, depois dividir esta dimensão por 2,54 cm e o resultado multiplicar por 300,00. O resultado final será a dimensão do width colocada na janela render scene do 3ds Max.
O mesmo procedimento será feito para a dimensão \"y\" do adesivo e com o mesmo raciocínio, tudo bem??
No final, você poderá usar o Photoshop e trocar tamanho por resolução neste maravilhoso software. A sua imagem ficará menor em termos de dimensão, porém terá muito mais dpi que é o que realmente importa para impressão.
Abrindo essa imagem final renderizada no 3ds Max com width= 1181,10 e height=708,66 ( esta imagem terá uma dimensão \"X\" no PhotoShop, basta clicar no menu Image e escolher a opção Image Size, assim, abre uma janela . Desabilite a opção Resample Image, para o programa não processar nada, apenas trocar tamanho por resolução.
Assim que a opção "Resample Image" é desabilitada, os valores do grupo \"Pixel Dimensions\" fica inacessível, indicando que você não poderá alterar a qualidade de pixels, apenas tamanho e a resolução, porque quando altera a quantidade de pixels, a imagem perde qualidade.
Então, coloque a quantidade de pixels que deseja imprimir no campo Resolution, ou seja, 300. O valor de "Width" e "Height" cai automaticamente para o tamanho que você tinha escolhido, portanto, você apenas trocou tamanho por resolução e não criou novos pixels na imagem, sendo assim, não perdeu nada de qualidade, a imagem está perfeita para impressão.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Forte abraço e sucesso!
________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...