Desculpem pela demora, tentei responder várias vêzes mas só agora consegui.
Obrigado ao pessoal que tentou me \"socorrer\", mas este post não foi pra resolver um problema em um trabalho urgente, mas pra conhecer o programa.
A ideia era justamente não ter de converter em poly e manter a possibilidade de edição das splines \"formadoras\" do loft...
Lí no help do Max que a opção \"Optimize Path\" na aba \"Skin Parameters\" serve para isso, se olharem no help (imagens em anexo), verão a imagem de uma estrada fazendo uma curva, nas partes \"retas\" este comando reduziu o número de passos do path.
Aqui, no meu Max, essa opção aparecia desabilitada (cinza claro).
Andei pesquisando tutoriais na web, mas são todos muito básicos e repletos de erros e nenhum aborda em detalhe a configuração dos parâmetros do loft.
Li então em uma lista (em inglês) que a opção \"Optimize Path\" só fica disponível quando o parâmetro \"Path Steps\" do roll-out \"Path Parameters\" está marcado.
Testei e é isso mesmo.
Na verdade esta informação estava no help do próprio Max, mas eu lí e não havia prestado atenção nesse detalhe.
De qualquer forma, obrigado a todos pelas dicas, se estivesse com um trabalho pra entregar, teriam resolvido o problema!!
Jaques