Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Henry Rietra   Brasil - Ceará
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Juarez   Parauapebas - PA

Portfólios Ver Mais

Maskabro   Brasil - SP
DEMOTHAO   Maringá - PR
Marcelo   Joinville SC - AC
Alison   fortaleza-ceara - CE

Ajuda na importação

Por: Ana3  

Em: 09/05/2013 06:50

Oi,

Tou com um probleminha.

Quando faço testes na minha cena sem objetos ela renderiza bem rápido, mas quando insiro objetos que já foram utilizados em outras cenas, ele fica bastante tempo a dizer Rendering e não mexe.

Será que os objetos tem alguma config. estranha?
E não dá pra resetar essa configs.?

É Mental Ray.

E isso acontece quando habilito o GI.
oi Ana td bem!

vc poderia postar algumas imagens da cena, e dos painéis para nós te ajudarmos, pq assim fica um pouco complicado.

Eu acho que é normal demorar mais o render depois que vc colocar varios elementos nela, pois o computador tem que carregar toda a geometria para a memória e depois começar a renderizar.

Se a sua configuração de GI esta exagerada, isso tb pode fazer o render demorar para iniciar.

Geralmente quando vc abre um arquivo novo, o GI vem com uma configuração modesta que n demora tanto, vc chegou mexer nessa configuração?
1ª imagem - Com OBJ sem GI - 3m de render
2ª imagem - Sem OBJ com GI - 0.30se render
3ª imagem - Com OBJ com GI - 15m e ainda diz rendering
4ª imagem - Conf GI

Todas com FG LOW.
Daylight system, e 1 Sky Portal.
Coloa 200 mil photons no Average GI, 2mil é quase nada! tambem faça um plane gigante na cena isso ajuda no calculo de iluminação pois os photons nao se perdem no espaço até perder força. no Daylght abilite o raio da mr sun e centralize ele na maquete. e faça os testes com o preset Draf assim ira mais rapido o render, e salve o mapa de GI e FG quando perceber que a imagem esta limpa e bm iluminada, dai setar o AA. a demora pode ser falta de memoria na cena... quanto de ram tem no teu pc?
Só uma dica caso queira que o calculo de photons seja mais rápido. Quando se usa daylight com skyportals, desabilite a emissão de photons do daylight.

Se quiser me enviar essa sua cena aí para eu ver o que ocorre.
Coloquei 300000 photons com um raio de 10 e a cena continua manchada.

NEW como coloco aqui a cena pra voce?
me envia por e-mail. HE!HE!

pelo tamanho da cena e quantidade de luzes que podem haver, 300.000 photons podem ser ainda pouco para cobrir tudo. O valor inserido na quantidade de photons significa que cada luz da cena irá emitir essa quantidade no máximo, pois caso a luz sej afraca a emissão de photons será em menor quantidade.

Outra coisa: se há luzes com muita diferença de intensidade e ambas estiverem habilitadas para a emissão de photons isso costuma causar problemas no mapa de photons na cena deixando- o com photons muito fortes e outros que quase nem aparecem. Todfas as luzes que vão emitir photons na cena é bom manter intensidade parecidas para não dar esse problema.
me envia por e-mail. HE!HE!

pelo tamanho da cena e quantidade de luzes que podem haver, 300.000 photons podem ser ainda pouco para cobrir tudo. O valor inserido na quantidade de photons significa que cada luz da cena irá emitir essa quantidade no máximo, pois caso a luz sej afraca a emissão de photons será em menor quantidade.

Outra coisa: se há luzes com muita diferença de intensidade e ambas estiverem habilitadas para a emissão de photons isso costuma causar problemas no mapa de photons na cena deixando- o com photons muito fortes e outros que quase nem aparecem. Todfas as luzes que vão emitir photons na cena é bom manter intensidade parecidas para não dar esse problema.

Obrigada, já mandei pra voce ver.
peguei o seu arquivo aqui.

pelo que percebi parece que vc havia salvado ou o mapa de FG ou o mapa de photons (não sei ao certo). Vc só salva um desses mapas depois que já configurou tudo e viu que a setagem está dando um resultado bom.

eu tirei o daylight da emissão de photons para que o calculo fosse mais rápido.

a sua cena parece que estava tudo em cm. Com isso a altura do local não era mais que 1,5m. Então fui no SYSTEM UNIT SETUP e mudei para INCHES (polegadas) e mantive a conversão em cm mesmo. Agora ficou melhor com altura a 2,8m (+ ou -).

a quantidade de photons aumentei para 600.000 e o raio deles ficou com 15cm.

UMa coisa que vc tem que fazer é configurar bem o mapa de photons (vc tem que manter o FG desabilitado enquanto configura, do contrário não vai dar para saber como esta ficando os photons na cena).

veja a imagem como tem que ficar (no mínimo) só com o mapa de photons (FG desabilitado).

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711172.

Total de membros registrados: 138686

Últimos membros registrados: japa11055555, vaniazfa, Trudel, Passosjaqueline, Jhenni1, immunpro, Lumileanuk, mitolynreviewsorder.

Usuário(s) on-line na última hora: 625, sendo 9 membro(s) e 616 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: japa11055555, Victor Mendonça, alan.eu, CNC, valdez, Adalberto Rocha, Rodrigo, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.