Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Krakatoa   Sorocaba - AC
Palacio   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

pamps   sbc - SP
diegoalex   Patos de Minas - AC
Rafael   Sorocaba-SP - AC
Eme-M   São Paulo - AC

Duvida com planta humanizada

Por: prata  

Em: 16/05/2013 20:53

Eu possuo uma boa bibliotecas de modelos para 3dmax, a maioria da evermotio. Queria renderizar esses modelos na vista top e usar para compor plantas humanizadas no photoshop, mas tenho uma duvida. Quando estiver criando a planta humanizada no photoshop como saber a escala dos objetos?

Por exemplo, eu renderizei uma mesa no 3dmax na vista top, ao inseri a imagem dessa mesa na planta baixa como saber se ela não ta grande ou pequena demais? É no olho isso?
Faça um cubo de 1x1 metro ao lado do objeto para usar como base de escala.

Eu uso o corel e nele crio um quadrado de 1x1 ajusto o quadrado do meu render ao quadrado que fiz no corel com as medidas corretas, recorto a imagem para ficar só o objeto.

Normalmente eu produzo plantas em escala de 1:10 então eu reduzo também meus modelos e salvo já tudo com as medidas corretas para depois só importar e montar.

Para facilitar importe vários objetos e faça um mega render de todos eles ajuste a imagem e recorte todos, assim você terá uma biblioteca de qualidade.

e claro não se esqueça de compartilhar com os amigos ( brincadeira )
Se não ganha pelo talento VENÇA pelo esforço
Boa a ideia, sabe como eu posso dar um merge me varios arquivos rapidamente, sem ser um por um, para podr fazer o megarender? E qual a resolução vc indica eu fazer o render?
Bom eu pego os arquivos arrasto e solto na tela do max.

Sobre a resolução eu normalmente eu ajusto no olhometro mesmo, deixo os objetos com qualidade pelo menos 2x maiores do que a escala caso algum cliente queira algo grandioso para produzir em uma parede por exemplo mas fazendo as planta em escala 1:10 você preenche um A0 fácil fácil.
Cara eu faço plantas humanizadas, em um escritório de arquitetura, e eu uso a planta do auto cad, como escala. Faço no 3D, e jogo com PNG, no photoshop q ja vem com alpha.

Se vc tiver alguma duvida me manda um email, [email protected]
Bom eu estou usando um script chamado batch merge, é bem mais rapido assim doq arrastar um por um, vc aponta a pasta e ele da um merge em todos os arquivos na cena, o bom é que ele agrupa os objetos do mesmo arquivo, como os modelos da evermotion vem tudo desagrupado isso facilita bastante, e eu acho muito tedioso o arrastar e soltar qd é variso modeos pq o max fica toda hora perguntando se quer renomerar pq tem objeto com mesmo nome e tal, esse script é uma mão na roda.

Agora no Photoshop eu abro a imagem png e recorto os modelo por modelo colando em outra camada, depois uso o script \"exportar camadas para arquivos\" e ele exporta cada modle que hja estava em camadas eparadas para um arquivo png individual, ma antes claro eu ajusto a escala usando a dica de renderizar junto um cubo de 1 metro.

Essa parte do photoshop que eu queria ver se tinha como melhorar o workflow, sera que eexiste como o Photoshop já dividir a imagem em camadas automaticamente, tipo pegar as \"ilhars\" de pixels separadas e jogar uma em cada camda sme preiar ficar recortando um a um?
Sobre esse programa legal eu não sabia, infelizmente tarde demais pois já tive todo o trabalho de importar os arquivos heheheh.

Agora sobre o Photoshop não terei como ajudar porque meu conhecimento é bem limitado nele

Até estarei acompanhando o tópico.
Estava pensando agora, sera que não é mais facil criar a planta toda no 3dmax com os blocos 3d e só renderizar tudo na vista top? Qual a vantagem ou diferença de se fazer pelo photoshop?
Cara sinceramente, vantagem nenhuma. Compensa fazer tudo pelo 3d max, além da qualidade vc possui mais controle de textura e iluminação. Quando eu faço eu separo os renders da seguinte maneira.

1° Render - Somente os pisos

2° Render - Somente paredes, portas e janelas

3° Render - Somente o Mobiliário, Eletrodomésticos etc

4° Render - Produção de Decoração (Livros, Abajur)

Depois disso, vc salva todos esses arquivos em png. E somente sobrepõe no photoshop.

Abraços!!
Tava pensando em fazer meio 3dmax e meio photoshop, renderizar a planta com o piso, paredes e janelas na vista top, depois inseri pelo photoshop os blocos em png dos moveis.

Assim o render fica super leve, afinal não tem nada alem de paredes e piso na vista ortogonal, e com qualidade melhor do que se fosse feito no photoshop. Depois os blocos monto pelo photoshop que tenho a liberdade de mudar os moveis de lugar quando bem entender sem precisar renderizar denovo e são blocos que foram previamente renderizados no 3dmax, então a qualidade também é alta.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711160.

Total de membros registrados: 138667

Últimos membros registrados: Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax, GoliathXL10, manyoloimprovements.

Usuário(s) on-line na última hora: 654, sendo 8 membro(s) e 646 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, Max Idalgo, Bricar Empreendimento, Pedroalcantara, klogg, JMDesign, Baldo, Alexandre Longo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.