Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dnmorato   Brasília - DF
Gui Silva   cotia - SP
cactus.jack   Curitiba - PR - AC
Helio Lima   Taubaté - SP - SP
flauretti   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Tiago   Portugal
erudger   Paulínia SP - AC
Vincius   Salvador - BA

Arquivos .max gigantes

Por: Corato  

Em: 18/06/2013 09:04

Bom dia.
A algum tempo estou com uma dificuldade, alguns arquivos ficam muito pesados, sem q a cena seja tão complexa pra isso. Na tentativa de resolver deleto tudo q possa estar pesando, coisas com muitos polígonos e tal, mas se estava com 267mb cai pra 254mb, tenho arquivos iguais em complexabilidade, com tamanhos q vão de 200 a 900mb.

Se alguém tiver ideia do q pode ser ou tiver alguma solução, comando, script... qualquer coisa, rsrs serei tremendamente grato.

Obrigado.
e ai Corato td bem!

Vc utiliza archmodels ou blocos parecidos, muita vezes esse blocos vem com uma quantidade exagerada de poligonos, eles deveriam otimizar essas bibliotecas, pois a geometria que não esta em destaque não precisa de tantos poligonos. Essa é uma grande vantagem dos blocos da 3d1, são super leves.

Uma forma de vc otimizar as cenas é usando Proxy, ou Xref.

testa os 2 recursos e veja se resolve. qualquer coisa estamos ai.
é assim mesmo veio, minha cenas tambem sao assim 150 a 300mb cada, e quando tu deletar algo da cena, veja se o materias estao no material editor, sempre da um reset slots assim elemina algo que nao esteja usando, usnado a dimiuir o arquivo
Boa tarde.

Eddy, são maquetes de fachada com poucas coisas de interior, mesmo q fosse pelos modelos o arquivo aumenta a cada vez q é aberto e salvo, rsrs vlw ;)

Juliano, vlw mas num era por ai, rsrs

A solução foi um script, achado por um colega aqui do trabalho, q limpa o \"lixo\" q esta dentro do arquivo, tenho um totem q estava com 75mb, depois da limpeza fou pra 7mb. A faxina esta correndo, os arquivos ficaram mais leves e com uma resposta aos comandos imediata.

Obrigado ai pela atenção.
passa este script pra gente....

obrigado.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
bah, manda ai mesmo o script
comigo também tem ocorrido o mesmo problema.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Corato: oi Corato!! tudo bem?? Isso é um problema antigo do 3ds Max. Em cenas muito grandes realmente fica pesado não só o arquivo, como dependendo do tamanho da cena 3d e principalmente do seu hardware 3d, dá \"leg\" mesmo na cena e principalmente dificuldades em poder manusear, navegar na cena 3d com tranquilidade.

Pensando neste tipo de problema em específico, o artista gráfico \"aaaaCHoooo\" criou um script muito útil pro 3ds Max que deixa as cenas com muitos polígonos 3d, em cenas bem mais leves. O nome do script é \"SM Scene Optimizer\", assim como o próprio nome já diz, otimiza bastante cenas 3d pesadas deixando-as bem mais leves.

O link direto pro script dele é este aqui: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/sm-scene-optimizer ( Script \"SM Scene Optimizer\" ).

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso a todos!!

Boa Danilo, vou baixar e testar, abraço
Bom dia!
desculpem a demora... eu ñ percebi, rsrs o problema ñ era no tamanho da cena, a cena era simples, hj ela tem em media de 50 a 200MB, e ele ficava com 800MB, depois de usar o script voltou ao tamanho normal, no meu caso resolveu, mas entendo q existem causas variadas para o ocorrido.

Obrigado a todos.

http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/cleaner

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711120.

Total de membros registrados: 138609

Últimos membros registrados: GABI2024, SCHUELERTEC, Yuri_Peixoto, Lrizary, orexiburn, optilosscapsules, mitolynorder, Mckenzdoroth.

Usuário(s) on-line na última hora: 816, sendo 12 membro(s) e 804 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: J.F.Verissimo, TadeuB79, Victor Mendonça, Adalberto Rocha, JesusEnzo , Nuno, Duda, Fabio Catelleno, Vladis, valdez, JMDesign, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.