Vale a pena habilitar o override mlt do vray para teste de iluminacao

Por: SaavedraCG  

Em: 18/07/2013 13:40

Pergunto isso prq toda vez q faco isso quando habilito os materiais a iluminação muda toda..ai tenho q reconfigurar tudo:(
A iluminação nao muda nao cara, só se for uma sala toda cromada, ai vai mudar...rsrsrs
Você esta configurando uma base para sua iluminação, vendo se a luz esta criando volume nas coisas testando as cores da luz, da para achar eventuais erros na modelagem como face sobreposta ou coisas do tipo, para isso serve essa técnica. Ajustes poderão acontecer mais é coisa leve.
Arquiteto & Urbanista
acho que o seu problema aí é que tu deve que tá usando um material branco no OVERRIDE. Use um material sem reflexo algum com tom cinza médio (ou um pouco abaixo até).
Eu coloco geralmente um vraymtl basico..
Eu faco a iluminacao toda..ate achar legal..ai coloco o material e pronto..da m....:(
Ou fica estourada ou fica escura
como o apoema disse... serve mais pra testar posição da luz/sombra e erros na modelagem.

Você mesmo constatou que depois tem que reconfigurar tudo, então na minha opinião não compensa muito.

Abraços!
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Eu não costumo mudar intensidade de luz depois de configurar com material basico não:

A ultima cena que fiz foi assim:

inicial:
https://copy.com/o4NTspxVoCF98XP8

final: https://dl.dropboxusercontent.com/u/16366319/Sunrise_Bedroom/Sunrise_Wide_Cam1.jpg

Eu gosto de criar 2 esferas, uma totalmente branca e outra cinza 128, pra testar o white balance.

Vlw!!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

SaavedraCG: oi SaavedraCG!! tudo bem?? Essa questão de mudar a iluminação quando você aplicou o override matl. do vray, é realmente muito estranho.

Primeiro de tudo porque a função do \"override material\" do render V-Ray, é exatamente você \"uniformizar\" todos os materiais da cena, em um único material configurado por você.

Em hipótese alguma a opção de \"override material\" de qualquer renderizador, não só do V-Ray, jamais iria mudar a iluminação da sua cena, porque esta não é a função do \"material override\" de qualquer renderizador.

O que pode ter acontecido \"supostamente\", seria você ter mudado sem querer a posição da luz direta ou então ter movido um \"pouquinho\" a posição da câmera ( viewport camera selecionada ) sem querer.

Seja como for, isso nunca aconteceu comigo. Realmente este seu fato é muito estranho. Uso muito este recurso do \"material override\" dos renderizadores que mais uso hoje em dia: Mental Ray, V-Ray e Maxwell Render.

Todos tem a opção de \"material override\", o que é muito útil pra testar se a iluminação está bem configurada.

Qual versão do 3ds Max você está usando?? Já baixou todos os \"Product Updates\" e \"hotfix\" para sua versão do 3ds Max?? Manda notícias

É muito importante que você use o seu 3ds Max com todos os \"Product Updates\" e \"hotfix\" instalados, pra evitar qualquer tipo de problema.

** Outra solução pra você, seria selecionar todos os objetos da sua cena, criar um material \"clay\" ( tom médio de cinza claro ) pra sua cena no material editor do 3ds Max e depois aplicar em todos os objetos 3d da sua cena, tudo bem??

Olha esse vídeo do youtube; ensina um macete bem simples de \"clay rendering\" pro 3ds Max.

É um recurso bem simples mas interessante para quem não conhece ou não gosta de usar o \"material override\" de qualquer renderizador.

http://www.youtube.com/watch?v=STz2Q4neLNg

Tente usar este recurso do clay rendering ( somente para testes de iluminação, obviamente ), se o seu \"suposto\" problema do \"material override\" do V-Ray ainda continuar, ok??

Boa sorte, \"SaavedraCG\".

Forte abraço e sucesso.

Grande Danilo..
Então cara..nao sei oq é realmente...
Eu seto a luz de boa mas quando desabilidade o override fica bem mais claro..vou fazer o teste pra v
Ah cara, se tiver vidro na cena tem que exclui-los do override, senao vai dar muita diferença msm.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711142.

Total de membros registrados: 138642

Últimos membros registrados: samurossi, ruirjcj, djzecarlos, rafabittencourt, João_naoseuoqbotar:(, dineh, Fadden, Leod.

Usuário(s) on-line na última hora: 428, sendo 11 membro(s) e 417 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Eng Damasceno, Vladis, Sergio1987, Adalberto Rocha, TadeuB79, valdez, Daniel Monteiro, Pedroalcantara, samurossi, Roberto Movanni.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.