Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
Johnathan Oliveira   Goiânia - Goias - AC
mdpontes   Macapá - AP
kleber3d   Sao Paulo
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

Portfólios Ver Mais

kenny.dr   São Paulo
Ionta   suzano
RaulDias   São Paulo - SP

Interpretação de planta baixa

Por: prata  

Em: 12/09/2013 15:58

Alguem conhece algum tutorial, curso, pdf ou livro sobre interpretação de planta baixa? Onde eu possa me informar e aprender como interpretar uma planta baixae tranformar ela em 3D. Não estou falando de cursos ou tutoriais de criar maquetes, mas especificamente de interpretar os desenhos técnicos nas plantas baixas.
Procure material de desenho tecnico é a melhor e mais correta forma de aprender!
Cara
É uma coisa tão simples que nem sei se precisa. A planta baixa basicamente contém:
- Paredes, geralmente traços mais fortes.
- Portas que é fácil de identificar, nela tem as dimensões (80 x 210) 80 cm de largura e 210 cm de altura. Externas podem ser mais altas e largas tipo 100 x 220 ou 230.
-Janelas que as vezes são 4 traços mais finos ou quando é desenhada com as folhas é mais fácil de identificar ainda, nela contém medidas também, tipo 160 x 120 x 100, que significa 160 cm de largura (sempre a primeira medida) 120 cm de altura (sempre a segunda medida) e 100 cm de peitoril (sempre a terceira medida), peitoril é a distância que ela fica do piso, a altura até começar a janela. Se tivermos uma janela com as seguintes medidas 160 x 220 x 0 significa que ela começa do zero, direto sobre o piso, não tem peitoril. Quando não tem peitoril ela pode ser simplesmente 160 x 220, nem precisa colocar o zero.
- nome dos cômodos (sala, dormitório, cozinha, etc) com sua área logo abaixo do nome assim como o tipo de revestimento do piso (parquet, cerâmica, etc).
-Níveis dos pisos, tipo 0 e num outro cômodo tiver +15, significa que esse último cômodo fica a 15 cm acima do nível com o zero. Se tiver -15, significa que estaria a 15 cm abaixo.
Se o projeto vier com cortes e fachadas ajuda bastante na interpretação, sempre é marcada na planta baixa onde passa os cortes (a-a) (b-b) (a-a\') ou coisa parecida. Nos cortes contém as alturas.
Pode ser que seu maior problema seja telhado, então vou postar um telhado em planta baixa, uma vista isométrica do mesmo e como fica renderizado. Tem telhados mais simples que esse, mas pode ter uns bem mais complexos.
Quando tem casa com marquise e platibanda, sem telhado que apareça, é barbada.
Sugiro que pegue um projeto completo (aqui na 3d1 tem) e dê uma estudada que acredito que entenderá. Se tiver dúvida posta aqui que na medida do possível a gente ajuda.
Até mais
É facil msm, mas vale lembrar que tem muitos arquitetos que fazem bem nas coxas, ai voce pracisa dar um jeitinho, pois muita coisa não vai bater. Mas de um modo geral é facil, eu aprendi batendo a cabeça mesmo.
Sim eu sei que é facil mas as vezes eu escorrego pra tentar identificar algumas coisas, por exemplo num projeto que estava vendo ouro dia custou pra eu entender que etratava de uma divisória de vidro.

Isso além de varis o termos técnicos de arquitetura que eu me perco também como os que vc disse marquise e platibanda, ou pé direito, guarniçãoe e etc. Queria um material pra poder consultar qd tiver confuso saca.
Vou te contar o que fiz esses dias. Tinha num projeto interno um nomezinho estranho (uma sigla e um número). E eu para não ficar pedindo muitas explicações para a arquiteta autora do projeto, pesquisei por imagem no google. Apareceu bem certinho, era uma luminária. Muita coisa tu pode fazer assim, se colocar platibanda, marquise, etc, por imagem, vai aparecer exemplos. A gente aprende se apertando e correndo atrás. Abraço.
Valeu, vou meter a cara então!
Cara existe o neufert é a biblia do Arquiteto, tem ele aqui em PDF assim fica mais fácil a consulta http://duqueuai.files.wordpress.com/2010/08/neufert_-_a_arte_de_projetar_em_arquitetura.pdf
Arquiteto & Urbanista
Opa
Vou baixar também.
Valeu
Ai Apoema..perfect o material hein!!!
Valew!!!
-Não importa por onde você andou, DEUS nunca perdeu você de vista!!!-

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711142.

Total de membros registrados: 138642

Últimos membros registrados: samurossi, ruirjcj, djzecarlos, rafabittencourt, João_naoseuoqbotar:(, dineh, Fadden, Leod.

Usuário(s) on-line na última hora: 401, sendo 11 membro(s) e 390 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Vladis, Fabio Catelleno, Adalberto Rocha, TadeuB79, valdez, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, Pedroalcantara, samurossi, ruirjcj.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.