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IMAGEM REFLEXO material Glazing e Solid Glass

Por: rafaneto  

Em: 30/09/2013 22:21

Eae feras

Duvidasinha: No material Glazing ou no Solid Glass é possível colocar no material a imagem do reflexo do vidro ao invés dele refletir os objetos que estiverem a sua frente?

Valeu

sempre o material irá refletir em primeiro planos os objetos da cena e depois, no fundo, alguma imagem se houver.

O que vc pode fazer é ir em Objects Properties e, na aba General, desmarcar Visible to Reflection/Refraction.

veja que eu fiz isso para o bule (Teapot) vermelho e o mesmo não aparece na reflexão do bule laranja. Já o bule laranja aparece normalmente na reflexão do bule vermelho. Porém há um pequeno problema. A sombra por baixo do bule vermelho permanece na reflexão do bule laranja.



vc pode até fazer com que o bule vermelho não gere sombras para resolver o problema, porém é bom se o mesmo não aparecer na visão da camera, pois fica muito estranho.
Veja como no bule laranja não está mais refletindo a sombra.
Oh New brigadu mesmo pela atenção cara, valeu mesmo, mas na verdade eu quero que reflita sim, mas que este reflexo seja de uma imagem que eu colocar no material.

Um exemplo, imagina a fachada de uma residência com uma vidraça grande. Ao invés de eu colocar objetos na frente da casa para que a vidraça reflita alguma coisa, eu quero colocar uma imagem no material do vidro (Glazing ou Solid Glass).

Tomara que eu tenha sido mais claro agora, hehehe

Valeu.
sim. Eu entendi o que tu quer. Porém a imagem de fundo sempre será refletida em plano de fundo, ou seja, sempre os objetos 3d vão estar na frente. Aí a opção é vc retirar os objetos 3d da reflexão.

veja que os bules estão refletindo o fundo preto, por isso podemos ver claramente suas cores (laranja e vermelho). Uma imagem de fundo será refletida no lugar do fundo preto.

bom! Há outras opções.

1 - coloque um plane na frente com a imagem (que seria de fundo) aplicado nele.
2 - coloque a imagem de fundo no Background mesmo com opção Environ e Spherical.
3 - inserir a imagem de fundo no material não costuma ser uma boa opção.

com a imagem aplicada em um Plane vc pode ter mais controle, porém tem que tomar cuidado para que as extremidades desse Plane não apareça no reflexo dos vidros.


obs: tanto no render V-RAy como no Mental Ray há opção para vc inserir imagem de fundo e outra imagem para reflexão.

cara!

isso daqui pode ajudar um pouco:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/vray-environment

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/materiais-reflexivos-com-imagem-de-fundo


imagens de um tutorial do Mental Ray
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/463c_19b.jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/f962_20.jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/894f_21b.jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/034f_22.jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/4422_23.jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/74e1_24.jpg
http://www.tresd1.com.br/imagens/tutoriais/2df1_25.jpg

Rafaneto o que você deve fazer é aplicar no canal de enviroment do material de vidro a imagem que você quer, dai dá esse efeito que está procurando.

Agora, para esse exemplo que você falou que vidraça de uma casa ou de prédio por exemplo, é bem mais fácil fazer isso na pós-produção, e ainda tem a vantagem de trocar a imagem quando quiser sem precisar renderizar de novo. Basta selecionar os vidros pelos Elements e depois fazer nos recortes no photoshop, usa essas seleções na imagem que você quer, coloca transparência e mesclagem em modo screen (dependendo da imagem) e vai ficar perfeito.

Abraço
Valeu mesmo a atenção New e Graciano.

Num respondo logo porque ainda não trabalho com 3D, e só posso mexer algumas vezes pela noite.
Vou ver seu tutorial New e tentar aplicar. Também vou fazer o que vc disse Graciano, é uma ótima opção.

Valeu feras
Eae New ou quem puder ajudar.

Obrigado de novo pelos tutoriais e ajuda que passou.
Tentei aplicar o seu tutorial (link abaixo) em uma cena interna, mas o objeto não está reconhecendo a imagem que aplico em Environment.

Tentei com HDRI e JPEG e nada.

Configurei o UVW e veja na imagem que na janela do Material Editor fica correto, mas na hora de renderizar não reconhece a imagem. O que pode ser? Será que é alguma coisa na configuração de Render que está habilitado errado?

Vlw

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/materiais-reflexivos-com-imagem-de-fundo

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