Dá pra fazer isso também se renderizar com um aspect ratio excepcionalmente largo em detrimento da altura.. Imagine que, se no aspect ratio q vc tá praticando pegue cerca de 90 graus do ambiente, se vc deixar duas vezes mais largo o render, vai pegar mais (não o dobro, mas muito mais) nesse sentido, de maneira q dá pra fazer um \'pan\' num ambiente renderizado e tal (vai ser uma imagem comum).. Aí vc afastando e fazendo culls pega um lado inteiro..
Dos dois q vc falou, se vc quiser fazer direto, o mais adequado seriam as duas com 180 graus de campo visual, e com um aspect ratio mais largo..
(Agora eu relí a mensagem original e acho q \'captei\' melhor a mensagem.. hehe..)
Quando o cara fala pra vc renderizar duas imagens por cada ambiente, geralmente o que ele quer dizer é pra vc fazer 2 renders que, esses 2 renders consigam \'emoldurar\' o conceito arquitetônico da obra em todos os angulos que o cliente dele olhar..
Ou seja..
O cara quer 2 renders \'matadores\' por ambiente, daqueles q quando o cliente dele olha a gravidade fica mais potente na região do queixo, e os faz se \'apaixonar\' por aquele conceito arquitetônico, etc, etc..
Eu acho q é isso aí..
(entre um render de panorama e um video, ou imagem excepcionalmente larga, eu acho o render de panorama exporter menos versatil, uma vez q só se tiver o player lá dá pra rodar)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..