Modelar porta fazer manualmente ou usar as nativas do 3ds max?

Por: bulinga  

Em: 22/11/2013 09:37

Ola estou começando a modelar pelo curso da 3d1 de maquete elêtronica, e gostaria de saber para modelar portas janelas, vocês usuários mais experientes, modelam tudo manualmente ou usam as portas e janelas nativas do 3ds max e ai fazem alterações, pois eu comecei a fazer um curso numa escola de maquetes e o professor modelava tudo nunca usava as portas e janelas nativas, disse que era perda de tempo.
Sou da opinião desse professor aí (modelar tudo, e usar essas \'prontas\' é meio q perda de tempo).. Nunca usei esses negócios de portas e janelas e paredes q \'vem\' com o 3ds..

É q o 3ds é generalista, não é um programa exclusivamente de \'design de interiores\', então, aquelas portinhas e janelinhas são \'uma ideia\'.. Se vc quer usar coisas prontas pra te facilitar, vc tem 2 caminhos a se seguir, que não são perda de tempo.. Aí vc até pergunta pro seu professor pra ver se ele concorda..

As duas maneiras possiveis pra se usar objetos prontos sem que haja perda de tempo:
-Modelar o objeto o melhor que puder na primeira oportunidade (ex: um tipo de janela ou porta em especifico) e salvar o model separado já com o material, em escala 1:1, pra dar merge nele em projetos futuros.

ou

-Baixar models prontos de objetos, que tem bastante bom e de graça, mas fazer isso mais com coisas mais complexas, q portas ou janelas geralmente são aquelas \'padrão\' q se vc usa qualquer um q fez um render de interiores vai saber q c baixou de tal lugar e etc..

Mas imagino que pra efeito de um curso, o ideal seria modelar tudo mesmo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Beleza vou tentar ir modelando a porta na raça mesmo acho que é melhor. Vou tentar achar um tutorial. Abraço.
as portas, janelas, grades e escadas do 3ds max são relativamente simples. Mas são bem úteis.

veja só. Supondo que vc precise modelar uma porta com determinada medida. Vc pode começar por uma porta nativa do 3ds max mesmo inserindo as medidas necessárias. Após isto tu converte para EDITABLE POLY e vai customizando para melhorar a porta. Portas e janelas podem até ser mais fácil começar do zero mesmo, mas e quanto se trata de uma escada circular por exemplo, aí é mais complicado. Aconselho a começar pela primitiva que já vem pronto no 3d max. Aí é so fazer como falei. Converte para EDITABLE POLY e vai acrescentando detalhes.

Sempre temos que economizar ao máximo na quantidade de poligonos para que na Viewport não fique muito pesada. Para cenas mais simples, onde a casa será vista mais de longe, use as primitivas mesmo. Não vai fazer diferença. De longe não dá pra ver os detalhes. Exemplo quando vc for fazer uma rua contendo várias casas. Nas que estiverem mais longe nem vai ser visto os detalhes delas. Já em casas que estiverem mais próximas da camera aí é bom tu modelar as portas e janelas.

esse negócio de usar ou não essas primitivas depende de cada um. Pode ser que uma porta feita a partir de uma primitiva dessas e depois convertida em EDITABLE POLY para os detalhes fique melhor que outra porta feita a partir do zero já em EDITABLE POLY. Depende mais de quem modela. Não há regra para um melhor resultado em modelagem. Isso vai mais de quem tá modelando.
Valeu pelas respostas galera.
concordo com o new... a não ser que seja uma porta específica, pega a porta padrão do max, da um chanfer em tudo pra suavizar, coloca uma maçaneta e já era!
As portas padrõesdo max ajudam muito, é um adianto e tanto namodelagem usar elas como base, depois vc so editaum detalh ou outro nela e acrescent a amaçaneta.
Meu olá a todos...bem gostaria de dar uma umilde opinião..

acho incrivelmente interessante essas primitivas no max de portas e janelas..pelo seguinte

01. pega uma primitiva porta / usa o editabel poly / somente ele / modela tua porta /salva em uma biblioteca /por mais demorado que foi tua criação..e...acho que aqui precisa de um pouco de treino em saber o que pode e o que não pode fazer com o edit..poly...

abra um arquivo novo...agora faz de conta que tu quer o mesmo modelo de porta é só repetir a primitiva e importar o arquivo criado...ai tu pega o edit poly e arrasta para a primitiva nova...que irá repetir tudo...agora tu pensa rápido...rss..cria uns mil modelos e deixa guardado..rs

a grande vantagem que eu vejo apesar de eu não usar...(treinei algo mais prático) é o fato de que ela irá conservar as propriedades de abertura...(mas tem que saber fazer)

outa vantagem é uma possivel edição futura...se precisar trocar o modelo da porta..é só deletar o edit poly e importar um modelo diferente e repetir...vc pode também usar o sistema de congelamento e deixar embutido uns 3 ou 4 modelos e só ligar ou desligar os edit poly...

não uso modelar no max e nem sei (acho mais rápido no cad...por causa da parte técnica onde preciso de elevações e cotas...) faço somente o básico...porém não tenho visto modelos com estas características e muito menos tutoriais...mas me parece algo bem útil e rápido...no nosso dia a dia...

Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
É.. Esse negócio de salvar o que cria nas cenas pra se usar depois é uma boa pratica, um tanto \'classica\' também..

Sobre a porta abrir do jeito certo, imagino (alias, tenho um grau de certeza) que seja apenas por o pivot da porta no lugar conveniente, ou fazer uma dobradiça e linkar a porta na dobradiça (no caso de uma porta \'de giro\' é claro.. uma porta \'de correr\' aí c linka uma na outra e a de cima (na hierarquia) na esquadria (aí se quiser dá até pra limitar e então fica igualzinho mesmo a uma porta de correr XD)..

Aí sobre ser extenuante de se modelar uma porta, aí eu acho q depende muito mesmo.. Uma porta da Cinex, da Perlare, da Rimadesio (a ultima sendo a que as duas anteriores copiam), \'modernas\', são extremamente faceis de se modelar e sempre ficam ótimas em cena, a questão é o material mesmo (o vidro e partes metalicas).. Já uma porta \'neoclassica\' com certeza seria um pouco mais dificil na modelagem, mas facil na questão dos materiais..

Nas minhas cenas eu só uso portas de vidro (de marcas top.. heuhuehe) acho muito bonito e extremamente simples de fazer =D..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Valeu pelas respostas pessoal to fazendo o curso de maquete aqui da 3d1 e o andre usa as primitivas e a partir delas faz alterações, como sou iniciante apanho na modelagem mas acredito que depois que pegar a manha de modelagem não vou ter problemas para fazer a porta na raça ou outros objetos, comecei a fazer o curso na Melies de Maquete e o professor não usa nenhuma primitiva de porta ou de wall e tudo modelado, pena que não consegui acompanhar o curso presencial e tive que desistir, to aprendendo aqui em casa mesmo com o curso do André.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 702, sendo 2 membro(s) e 700 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , atilagripp.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.