Apanhando na iluminação

Por: modesto1969  

Em: 27/12/2013 17:20

Olá galera, estou com um duvida que é crucial no meu trabalho. Faço estruturas de coberturas e quando olho de cima ta tudo iluminado e ok, mas quando giro a peça, embaixo ela sempre renderiza escuro e a iluminação desaparece. Tem como fazer com que o programa desconsidere o meu ponto de observação e ilumine por igual? O problema não ocorre somente na renderização mas no modo de exibição normal. Postei uma imagem para mostrar o problema. Espero que me ajudem. Um abração - Modesto.
isso é normal. Dependendo do angulo de visão em relação a peça (numa visão mais por baixo) isso ocorre mesmo porque as luzes de serviços ficam em determinadas posições para poder deixar iluminado o melhor possivel para vermos os objetos na viewport. Porém em determinados ângulos mais por baixo não pega muito essa iluminação.

mas vc pode fazer algumas coisas para contornar isso.

primeiro: talvez o seu problema em questão nem seja o que citei logo acima, mas sim pelo fato de estar com opção REALLISTC habilitada. Mude para SHADE que poderá resolver seu problema (é só clicar na palavra logo a frente do nome da viewport e mudar para SHADE).

segundo as luzes de serviços foram feitas para apenas trabalharmos na viewport e não para renderizar. Insira luzes na cena de forma que fique bem iluminado nos Angulos de camera que tu deseja.
Ok, eu sei que posso inserir as lampadas para mudar isso, porém o que eu não entendo é porque em cima da peça a iluminação normal (Sem luzes) fica do jeito que eu preciso e embaixo fica sempre escuro. Eu queria saber se tinha como padronizar isso. De qualquer forma agradeço a atenção.
Provavel que essa \'face\' de baixo seja, na verdade, o lado \'de dentro\' da face q vc vê em cima.. Ou seja, na verdade é uma só face.. Se for isso, use um material do tipo 2-sided.

Se tiver dificuldade de modelar isso como um poly fechado dá um toque eu faço um gif animado e posto aqui...

Como o new disse pode ser a normal mesmo.. Ou ele pode ter querido dizer que isso é uma coisa normal de acontecer.. Mas confundir as normals das faces com fatos normais, imagino ser uma coisa um tanto normal, num discurso... heuhueuheuhueuhueuheuuheuhue... heuhueuhueuheuh... ahaha... hehe...

@edit: No caso pra ficar \'tudo igual\' quanto à iluminação, no sentido da Viewport, vá nas opções da viewport (onde fica escrito o nome da viewport) e deixa como Flat.

@edit: No caso de marquises, pergolados e coberturas em geral estando em ambientes abertos, o paradigma mais recomendado de iluminação são as tecnicas de luz solar e Image Based Lightning, ou combinações das duas..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Modesto1969,
Quanto as luzes da Viewport, marque a opcao 2 Lights como esta indicado na seta na imagem. O New tem razao quanto ao modo de visualizacao Realistic.

Quanto ao render, se estiver usando um plane por exemplo como disse o Screaming, um dos lados sempre ficará escuro, pra contornar isso aplica um modificador shell com um minimo de expessura.

Se ainda assim ficar na duvida e nao resolver, da um alo ai que a gente procura outra solucao.

Agradeço geral a todos vocês e vou procurar dar uma aplicada aqui pra ver se consigo - Um forte abraço a todos e um feliz 2014 a todos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716983.

Total de membros registrados: 143011

Últimos membros registrados: SX66Kapseln466, JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx.

Usuário(s) on-line na última hora: 841

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.