Valor de imagens

Por: woshngton  

Em: 29/04/2014 12:30

Pessoal,

Hoje cedo conversando e negociando com um arquiteto ele acabou me abrindo um orçamento muito baixo em relação ao meu.
Eu não acreditei, mas ele disse que a maioria está cobrando nessa faixa de preço por imagem.
Geralmente cobro a modelagem que depende do grau de complexidade e um valor \"x\" por imagem, assim o cliente se pedir mais imagens, já saberá quanto irá desembolsar.
A pessoa no caso cobrou dele somente R$100,00 por imagem e sem cobrar modelagem....
Mas achei isso muito pouco, dependendo do trabalho levamos mais de 1 semana para concluir.
Fora as revisão para ajustes de materiais conforme o gosto do cliente.
segue uma amostra em baixa resolução do tipo de imagem que faço.
Tem horas que fico perdido com valores. Não sei se realmente R$100,00 é valor de mercado.
pra quem cobra por dia tu já iria perder e muito (R$ 100,00/5 dias = R$ 20,00). No final do mês seria R$ 400,00. Tu realmente quer ganhar isso por mês?

Esses videos aqui irão lhe ajudar:
https://www.youtube.com/watch?v=p3FssxH8z8I
https://www.youtube.com/watch?v=r4AC2r4gC14
https://www.youtube.com/watch?v=0X71kmEVJHA
https://www.youtube.com/watch?v=KfCY6CmDjFQ

vale muito a pena tu se dedicar algumas horas vendo esses vídeos onde o cara fala sobre valores de imagens.

Veja os vídeos que o new passou, que são muito bons!

Mas é normal cara, isso aí é o que você mais vai encontrar!! Gente fazendo projetos cada vez mais baratos, até que o cliente se encontre em uma situação de pagar barato por um projeto de merda, ou pagar bem pra um projeto que vai vir de acordo com as necessidades dele!

Essa estória de \"ah, o cara falou...\", \"pode ir pesquisar, a média de preço é essa mesmo\". Cara, você é o profissional em 3D aqui, VOCÊ que tem que saber qual é a média de preço!!

O seu trabalho é bom! Veja o que é JUSTO pra cobrar por cada projeto, e se mantenha firme no seu preço, porque, por mais que você não saiba quanto vale o seu projeto, mas o seu cliente sabe!!
"Frase bonita, e impactante" - Eu
No minimo 150 por imagem, e acho q c faz uma dessa aí no mesmo dia..

Aí se o cara disser q outro faz por muito menos.. venhamos e convenhamos, qual a razão dele estar sequer falando com vc? Não é verdade?...

Pra esse tipo de situação tem também gente q pratica as \'3 situações do tio do Chris\':
-Pode ser bom e barato, mas não rapido.
-Pode ser rapido e barato, mas não bom.
-Pode ser bom e rapido, mas não barato..

XD..

Aí numa dessa se o cara não te pegou pra fazer um trampo e vc marcou, caso ele depois queira c ja mete uma \'taxa de urgencia\' também hehe..

Aí acho q também, se o cara tenta \'jogar\' ou fazer uma \'psicologia reversa\' em vc, pra tentar influenciar o seu preço pra baixo com um argumento de que \'outro cara faria por muito menos\', vc pode simplesmente dizer que ou é esse mesmo o valor do trampo do cara, que por ele mesmo saber que é ruim já deixa um valor baixo e justo, ou o cara é um ótimo artista mas que está passando fome, então tente a sorte e tal.. xd..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Muito bom esses videos New, todos na área artística deveriam ver e seguir isso. Apesar de ser um pouco difícil colocar em pratica com o mercado prostituído como esta, mas vale a pena seguir as dicas.
Cara, excelentes videos!

Muito esclarecedor para todas as áreas. Show!
Se o kara faz tudo em 1 hora esta muito bom!
O que eu falei de 150 por imagem se aplica a lojinhas de moveis planejados e tal (eu no caso só \'vendí imagem\' pra isso mesmo), pra ocasião de mostrar pro cliente, quando é um projeto maior e tal.. E geralmente são umas 4 imagens no minimo... E geralmente vai ser uma cena q vc vai fazer realmente no decurso de um só dia..

Mas se é uma imagem em formato muito grande, e que seja pra por num outdoor ou campanha publicitaria em geral (uma imagem cuja natureza de uso a dote de alta visibilidade publica), aí c pode multiplicar isso por no minimo dez. Mesmo que vc a faça de maneira quase instantânea.

Acho q nesse caso de comprarem a imagem não vão pagar pela modelagem uma vez que não vão usar o model.. Pq vc tá vendendo a imagem e não o model.. Aí se vc for vender o model, caso vc tenha modelado tudo de fato, o que eu consideraria o mais ético no caso de se vender um \'model\' de uma cena e tal, aí vc cobra pelo seu tempo também.. No mínimo de 150 por dia (isso é o que eu, no momento, me sinto confortavel aplicando).. Aí vc calcula.. É claro que o cara poderia comprar um model pronto por muito mais barato num site de models, mas é como comprar qualquer outra coisa q vc for comprar em qualquer outro lugar, por exemplo se eu quisesse uma bola de futebol, eu poderia comprar de inúmeros designs diferentes, e seria bastante barato, mas se eu quisesse uma bola de futebol com um design novo e unico, feita sob as minhas especificações e prazos (\'sob encomenda\'), sairia muito mais caro.. Mesma coisa \'fazer a imagem de um robô\' ou \'fazer um robô rigado e animado\'.. o model vale muito mais e tal..(mas no caso de imagens arquitetônicas, nunca ví pedirem o model)..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
O importante é contabilizar o real trabalho (modelagem, texturização, etc..) mais o uso comercial da imagem, serviço (calculado por tempo) + direito sobre a imagem (calculado em percentagem sobre o uso). Vale o bom senso e não cair em conversa fiada. Sempre haverá a tentativa de depreciar o seu trabalho, caberá a vc se impor e conhecer o real valor do que está fazendo, tanto para você como para o seu cliente...
Uma coisa é um estudo apenas para entendimento do cliente do arquiteto, outra coisa é fazer publicidade de um empreendimento para fins lucrativos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716978.

Total de membros registrados: 143010

Últimos membros registrados: JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy.

Usuário(s) on-line na última hora: 573

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.