Vê se o Bitmap, q vc pôs como Diffuse, não está ticado como \"Environment\"... Vendo assim brevemente a imagem postada, me parece ser isso aí :)..(vc tem ticar como \"Texture\").. Esse \"efeito Parallax\" q vc obteve, no chão, vai ser mais indicado pra ser usado em canais de reflexão..
O \"Paralaxe\" é um \'efeito-especial\'.. E um tanto comum pra nossa vida cotidiana (é algo que, na nossa visão humana, é um fenomeno comum, mas, em se tratando de CG, é um \'efeito especial\', com as suas proprias questões, etc...), mas um tanto \'matemático\', quando a gente pensa na questão mais grafica (ex:\"fazer \'isso\' em 3d\").. Mas, o pessoal q pensa nos shaders (os criadores das logisticas matemáticas dos shaders q a gente usa pros nossos materiais, etc..(são \'os terríveis matemáticos\', etc..)) já desvendaram a uns anos atras algumas dessas questões pra gente :)..)
Imagine que, um Bitmap (um \"mapa-de-Bits\", que é, no caso, uma \"imagem rasterizada\"..) é um \"mapa de bits\" que dizem as cores (RGB) e potencia (intensidada/PB) pra cada pixel em seu tamanho explicito... Pondo esse bitmap como \'environment\', ele vai, digamos assim, \"mapear a fronteira da visão possível, no mundo\", com a imagem.. Que é o que me parece ocorrer na imagem.. Já como \'Texture\' (como textura propriamente dita), esse \'mapa-de-bits\'(o Bitmap) vai ter o \"mapeamento\" (o \'map\' dos \'bits\') \"forçado\" a ser forçado a ser \'explicitamente\' relativo ao mapeamento do objeto, ou seja, vai ser \"textura\" e não \"ambiente\"(parallax) (a textura vai ser \'obrigada\' a \"se distorcer\", no \"mundo 3d\", de acordo com o mapeamento (\"UVW\") dos objetos aos quais foi posta (ex: \"O objeto vai ter a textura posta de maneira a (sempre) condizer com o mapeamento do objeto na qual foi aplicada\"...)..
Digamos que, se deixando como \"Environment\" o seu bitmap (seu arquivo de textura com uma imagem, etc..), a imagem vai ser \"mapeada pro Mundo\", e, deixando-se como \"Texture\" (que é o correto no caso), \"a imagem vai ser mapeada segundo o mapeamento do objeto ao qual o material será aplicado\"..
As \"dimensões do mapeamento\" dos objetos são \"simplificadas\".. Pra gente poder \"desdobrar\", ou \"desamassar\" a malha (a malha de polígonos dos nossos models) em dimensões \"do objeto\".. Essas dimensões, a cuja logistica foi pensada realmente pra gente poder mesmo por os materiais legais nos objetos, pra questões de Textura(materiais), vão ser chamadas de U, V e W, ao invés dos X, Y e Z, típicos do mundo 3d...
Digamos assim, em se ticando o seu bitmap como \'Environment\', ele vai ser mapeado em XYZ, e, se ticando o seu bitmap como \'Texture\', ele vai ser mapeado como UVW..
A convenção dessas letras U, V e W é engraçadinha... É \"UVW\" simplesmente porque essas letras U,V e W vem logo antes das letras X, Y e Z... XDD... No caso, UVW são coordenadas exclusivas \"dos objetos\"(locais), e XYZ são coordenadas \"do mundo\"(globais)..
Acho q já deu pra explicar bem.. :z.. é q.. tá dando uns probleminha aqui no meu micrinho a vapor XDD.. Escreví no Notepad (pq tá desconectando da internet, etc.. OH coisa chata XD...) e colei aqui pra dar pra responder :)...
... Mas acho q é isso daí... Lê com atenção esse post q vc vai aumentar bastante as probabilidades de conseguir isso aí q vc quer :)...
@edit:.... Eu ia por uma citação do Zygmunt Baumann (ele \'pensa sobre a pós-modernidade\' (o tempo em que vivemos... Zygmunt é um \'filosofo contemporaneo\', etc.. XDD..)).. Mas, explicando de maneira poética ou filosofica vai ser mais simples de eu mesmo entender (talvez citando o Baumann fosse mais fácil pra outras pessoas entenderem.. mas, no meu caso, vou explicar tentando \'simplificar\' pras nossas questões particulares XDD...), eu digo que, no exemplo da musica a seguir, a \'princesinha\' buscava o XYZ, e o rei queria que ela se atasse ao UVW, digamos assim... :)... Isso vai ser bastante divertido pra vc pensar e com certeza vai entender essa questão... (se vc ler um pouco sobre o Zygmunt Bauman.. e sobre o artista Elomar, etc... aí isso vai ser pra te presentear culturalmente =DDD..)..
\"Acalanto\" by Elomar:
https://www.youtube.com/watch?v=hnLcp2p323w
Pra muito alem desse \"castelo\" (UVW), havia \"outro-reinado\", de um \"outro rei\" (o XYZ)..
XDD...
Então, deixe que esse castelo vá, \"caminhando e caminhando\", e encontrando, de maneira \'explicita\'... No caso (da imagem) , o \'chão\' (a textura do chão) está \'caminhando-e-caminhando, sem encontrar\'(em Parallax)... Seu Bitmap obedece aos designios de um rei (XYZ) enquanto deveria obedecer a um outro rei (o UVW...).. Digamos assim... XDDD
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..