Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Leandro   São Paulo - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
arq.andreis   caxias - AC
ad_ribeiro   Sao Paulo

Portfólios Ver Mais

Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
isac vitor   curitiba - PR
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
mse   Novo Hamburgo

COMO MELHORAR A ILUMINAÇÃO EXTERNA?

Por: volt  

Em: 24/04/2015 16:02

Olá amigos,

tenho um problema na iluminação de cenas externas que não consigo resolver. Onde incide a luz do sol tudo fica bem realista, mas onde há sobra quase nada é iluminado. Uso exclusivamente o Daylight System e a versão do meu MAX é a 2010. Alguém pode me dar uma dica de como melhorar isso aqui?
pode ser que vc não esteja usando o gamma em 2,2
Olá New, obrigado pelo palpite, mas o gamma esta sim em 2,2. Acho que o problema é mais relacionado à quantidade de luz e/ou sombra que é distribuída pela maquete. Tentei, por exemplo, alterar as configuração do exposure control, mas qdo começa a melhorar a iluminação onde há sombra, o imagem fica toda manchada.
cara,

mostra aí as configurações que vc tá usando no daylight, FG, no gamma e na saída para salvar a imagem.
segue aí ...
Em initial FG point density coloca 0,2
Em rays per FG points coloca 150
No Exposure Control experimenta o valor 9
Boa dica JoãoFreitas! Melhorou muito! Aproveitei para acertar a textura de madeira do balcão que dava muito ruído na imagem. Acho que o resultado mostra que o caminho é esse mesmo.
Boa!
Precisa ajustar também esse estouro na entrada.
O mental ray é cheio de detalhes minuciosos que depois de controlados o resultado é espetacular. Geralmente começo com as configurações padrão das luzes, não altero esses valores, prefiro ajustar no Exposure control, quanto ao render dai as coisas ficam mais sensíveis, experimenta colocar valor 2 no Diffuse Bounces, isso aumenta o tempo de render, mas pra isso é preciso desabilitar o GI, e vai aumentando esse valor ate chegar num ponto desejado.
deixe o valor do Diffuse Bounces entre 3 a 7.

faltou a configuração da daylight (fica em Modify, ao lado de Create)

faltou também a configuração da saída do Render. Na verdade, não seria a saída render, mas sim a janela que é mostrada quando vc vai salvar a cena já renderizada.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1037, sendo 5 membro(s) e 1032 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Ronaldo, carlosborlin, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.