Se vc removeu o gloss dos materiais e não dá mais esse problema, pela lógica, é algo com o material...
Primeiramente, esse tipo de efeito eu realmente lembro q dá mesmo, qdo vc usa um shader do tipo \'aditivo\' e quando os materiais tem reflexo (material composite, blend, até o vrayblend depenendo de como vc for usar, etc..).. E inclusive dá (ou dava, no vray 1.5, no 3 n testei isso mas imagino q n deva dar, etc.. :z..) pra fazer uns efeitos bem bacanas do tipo \'neon\' ou \'gas luminoso\' com esse \'bug\' desses vray.. xd..
Faz o seguinte pra gastar menos tempo (se os materiais sem o gloss dão o resultado q vc tá querendo quanto ao GI)..
Pega esses materiais \'só a textura\' (imagino q só o difuso sem nenhum glossiness, etc..) e vai dando pra eles o gloss, tenta aos poucos inicialmente tipo só um ou outro material (principalmente o do chão), e dá o gloss (o \'reflect\') completamente branco ou em algum tom de cinza.. E então use só materiais simples (sem multi-sub, blend, vrayblend, composite, etc..) pra ir testando...
(...Ou caso vc tenha usado luzes photometrics, caso tenha usado temperatura (Kelvin), suba pra tipo uns 5 ou 6 mil K... Mas pro caso do v-ray, caso não queira \'fazer aquela manchinha da luz no chão ou na parede, usa a luz comum do vray mesmo..)
Caso vc venha a instalar novamente o Vray, proceda dessa maneira:
-Copie o diretório (\'a pasta\') inteiro do 3ds, e copie pra um lugar bacana pra caso vc queira recuperar depois...
-E instale de novo o vray..
Até pra vc, a tentar instalar de novo o vray, n acabe numa situação ainda pior do que antes de tentar reinstalando XDD... (e isso realmente acontece.. no caso, se acontecer, é só trocar o diretório pelo anterior q vc salvou =D)..
É q realmente fica uma questão complexa e eu realmente n sou o mano melhor do render.. todos meus renders a parede lisa parece de grafiato.. dizem até q eu sou bom pra fazer uma imagem de um lugar pintado de grafiato.. D=.... Quando eu faço um skate, pessoal fala \'q bacana! todas as partes tem lixa!!!\' XDD... N, n é tão assim não hehehe.. brinks.. =D XD..
Mas veja isso aqui, ví seu avatar e lembrei de um Avatar (olha q bacana =D).. Acho q isso vai poder te inspirar um pouco... Sabe.. qdo eu era menor, minha mãe dizia assim quando eu tava indo mal nas materias da escola - \"AH!, Vc acha que o que? que o Jaspion vai aparecer lá no momento da prova, pra te ajudar???!!!\"... E o engraçado é que eu realmente pensava na possibilidade disso (imaginava né.. eu sabia q o Jaspion n ia me ajudar nas provas :z.. até pq imagino q o Jaspion n ia saber muito de Geografia do Brasil...) .. Como eu havia mencionado no buteco, veja essa \'Lion Man\' (o Glorioso Narasimha).. com certeza vai te inspirar =D...
(eu prefiro em Hindi, tá em Tamil, mas tá bacana mesmo assim =D)
Então, envoque em sí o \"Homem-Leão\", e ante sua Excelencia aniquile às dificuldades da sua Cultura!
=D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..