Olá,
Abaixo segue a resposta do André.
Att, Elis
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Oi, tudo bem?
O novo Material Editor do 3ds max, chamado Slate Material Editor, é uma ótima opção para compor materiais complexos e facilita a modificação de parâmetros de texturas e mapas procedurais, mas para o trabalho comum de abrir materiais de biblioteca, editar os parâmetros básicos e aplicar nos objetos, eu acho que o Material Editor comum, chamado agora de Compact Material Editor, é mais prático e ocupa menos espaço na tela.
Você pode alternar a qualquer momento entre os dois modos do Material Editor clicando no menu Modes de qualquer um deles e escolhendo o modo desejado.
Para abrir uma biblioteca de material MAT ou os materiais disponíveis no Material Editor de um arquivo MAX você precisa clicar na seta Options do Material/Map Browser, que fica no painel do lado esquerdo do Slate Material Editor e abre numa janela separada no Compact Material Editor quando clica no ícone Get Material ou quando clica em qualquer Slot do material para adicionar uma textura.
Estou enviando em anexo uma imagem mostrando a seta Options do Material/Map Browser.
Dentro do menu dela você vai encontrar as opções que existiam no Material/Map Browser antigo e algumas a mais, no Open Material Library você poderá escolher arquivos MAT e MAX.
Se você clicar com o botão direito do mouse nos menus e itens do novo Material/Map Browser também vai encontrar diversas opções que não existiam no antigo, como trocar a cor das abas e renomeá-las, por exemplo.
Abração e tudo de bom.