Oi Samuel, tudo bem?
Certamente são Photons perdidos que estão aparecendo na sua imagem.
Não vale a pena configurar a iluminação com Photons desde que adicionaram o Diffuse Bounces no Final Gather, pois o resultado normalmente será o mesmo, mas evitará todos os problemas que os Photons costumam causar em determinadas situações, também é muito mais fácil de configurar.
No caso de cenas externas com Daylight não ficará igual a renderização com Photons, pois o Diffuse Bounces permite levar o céu em consideração e os Photons não, então, usando Photons com o Daylight a imagem tende para o amarelo e com Diffuse Bounces recebe também o tom azulado do céu igual na realidade.
Você pode trabalhar da forma que sempre trabalhou, mas a partir de agora esqueça os Photons a não ser que precise de Caustics.
Para configurar o GI é só aumentar o Diffuse Bounces no Final Gather, use 2 ou 3 para externas e 5 ou 6 para internas, como mostra a imagem em anexo.
Deixe a barra do Final Gather no Draft e se aparecer alguma mancha em áreas homogêneas como nas paredes e teto, é só aumentar um pouco o Interpolate, no máximo 160 tem que resolver, caso contrário é outro problema.
Sempre que possível mantenha o Interpolate baixo, 30 é um bom valor, pois quanto maior, mais vai borrar os detalhes.
Quando estiver usando luzes Sky como mrSky e Skylight tem que aumentar o Shadow Quality para 1 no início do painel Global Illumination, como mostra a imagem em anexo.
É só isso e sempre ficará bom, também vai renderizar mais rápido, mas sugiro que zere o valor do Multiplier da mrSun no Daylight quando colocar em horário noturno ou então faça um chão grande ao redor do projeto e com espessura para evitar que vaze luz.
Outra dica importante é habilitar a opção Process Background And Environment Maps na janela do Exposure Control para aplicar o controle de exposição também no Physical Sky ou na imagem HDR quando for o caso.
Qualquer coisa que precisar sobre o Mental Ray é só falar, vou ter o maior prazer em te responder.
Abração e tudo de bom.
André Vieira