Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

GARGAMEL   Maceio - AL
APO   Rio de janeiro. - RJ
estebanXRK   Brasilia - DF
Ismael de jesus   Florianópolis - SC
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC

Portfólios Ver Mais

DANUBIO   FORTALEZA-CE - CE
rogerrangerse   Aracaju - SE
MarcosSchnaider   Joinville - SC

Não consigo gerar sombras em matte object.

Por: vinicius falcao  

Em: 23/07/2018 13:41

Olá caros membros da 3D1 e especialmente Cléber Machado, a quem peço atenção pois é o especialista no assunto.

     Estou tentando gerar sombras em um matte objct mas não estou conseguindo.  Tentei realizar o efeito usando o VrayMtlWrapper e renderizar sem o fundo, mas não funcionou.
     Cléber, você ou algum outro membro do fórum pode me ajudar?

Att, Vinícius Falcão
     
Oi Vinícius, tudo bem?

O Cleber sempre tem bastante projetos, pois ele é um artista conceituado no mercado, então, as vezes ele leva um tempo para dar uma passada aqui no fórum, mas eu posso te ajudar nesta questão.

O Matte Shadow é um material super simples, já que ele não tem cor, nem reflexo, nem nada, ele serve para deixar o objeto invisível mostrando o fundo no lugar da superfície dele, então, se não aplicou um fundo não vai funcionar.

O fundo pode ser uma cor pura, menos preto para poder ver a sombra, então, supondo-se que você deseja fazer a foto de um produto em estúdio com fundo branco infinito.

Primeiro você telca 8 para abrir a janela do Environment e coloca a cor branca no Slot Color do grupo Background, o primeiro que aparece na janela, mostrado na segunda imagem em anexo, mas com a cor verde no lugar.

Depois você abre o Material Editor teclando M e configura um VRayMtl com a cor branca, em seguida, pega o VRayMtlWrapper e arrasta o material branco para o Slot Base Material, como mostra a primeira imagem em anexo.

Em seguida, habilite as opções Matte Surface, Shadows e Affect Alpha como está marcado na primeira imagem em anexo.

Pronto, agora é só aplicar o VRayMtlWrapper no Plane em baixo do objeto na Viewport, iluminar com uma VRayLight e renderizar para ter o fundo infinito como aparece nas duas imagens em anexo.

Para entender bem, volte na janela do Background e mude a cor do fundo para azul ou verde, renderize novamente e veja, terá o fundo da cor que definiu.

Porém, se o objeto for reflexivo ele vai refletir o material branco aplicado no Base Material do VRayMtlWrapper, então, quando trocar a cor do fundo também precisa trocar a cor do Base Material, como mostra a segunda imagem em anexo.

Se em vez de uma cor for usar uma imagem, é a mesma coisa, a imagem será aplicada no Environment e no Base Material no lugar da cor.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André

   Obrigado pela atenção e disposição em ajudar, mais uma vez, porém, os parâmetros que aparecem do meu material matte/shadow são diferentes, estou usando o Max 2017.  Segue uma imagem mostrando o que aparece para mim no material Matte/Shadow.
Oi Vinicius, tudo bem?

Você está usando o Matte/Shadow nativo do 3ds max e o V-Ray não aceita quase nada do 3ds max, ele tem os seus próprios recursos.

Então, tem que pegar o VRayMtlWrapper que fica dentro do menu Materials > V-Ray, como mostra a imagem em anexo.

Abrindo o menu Materials na lateral esqueda vai encontrar dentro dele o menu V-Ray, onde está o VRayMtlWrapper.

Ele faz o mesmo papel do Matte/Shadow do 3ds max, mas é o recurso exclusivo do V-Ray para isso.

Se você estava acostumado com algum renderizador nativo do 3ds max como o Mental Ray, Iray, ART ou Scanline, quase tudo que usava em termos de luzes, materiais e mapas será substituido por recursos similares, mas exclusivos do V-Ray.

Pegando o VRayMtlWrapper você vai encontrar os mesmos parâmetros que mostrei na outra mensagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André

Consegui resolver o problema.  Obrigado.
Mais uma vez agradeço imensamente pela sua atenção,  tenho aprendido e evoluído muito com suas colocações.  E parabéns pelo site, o melhor portal brasileiro sobre 3D.
Oi Vinícius, tudo bem?

Fico feliz que deu certo e não tem do que agradecer, muito pelo contrário, eu que te agradeço por visitar o site diariamente, pela sua participação aqui no fórum e por comprar o curso de V-Ray.
Qualquer coisa que precisar e eu puder ajudar, nem pense duas vezes para perguntar, pois vou te responder com o maior prazer do mundo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135264

Últimos membros registrados: marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi.

Usuário(s) on-line na última hora: 688, sendo 27 membro(s) e 661 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Marksoham, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, modena3d, Hot, Ronaldo Junior, Augusto Peixoto, nanapsssss, Thiago Couto, Le_Andro, Laurinha33, Eduardo Ramos, clastac, Duda, pinart, Juarez, Antigo, Sergio1987, Reinaldo Silva, cadwillem, mastermax, Rodrigo, Carlos E. Nogueira, wdesign2006, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.