3ds max 2017 seleciona câmaras sem eu querer

Por: byboca  

Em: 15/11/2018 18:35

A pergunta é do primário mas, como venho sofrendo com isso, vamolá.  A uns 2 meses instalei o 3ds max 2017, antes usava o 2015, e notei que as vezes usando o crossing para selecionar um grupo de objetos seleciona uma câmara ou várias que estão com foco naquele local.  Como faço para alterar essa configuração que já vem pré configurada?
Oi Byboca, tudo bem?

Não é uma dúvida primária não, pois realmente incomoda muito e se entendi bem a sua descrição, isso acontece em todas as versões do 3ds max.
Ficou pior a partir do Max 2016 com a Physical Camera, pois é mais difícil selecioná-la sem selecionar junto o Target (foco), tem que clicar bem na traseira dela para não pegar o Target.

A única opção que conheço para resolver é o Hide By Catogory do painel Display, mostrado na primeira imagem em anexo, ele permite esconder ou exibir todas as câmeras rapidamente.

Então, mesmo que tenha selecionado os Targets das câmeras com o Window Crossing, se clicar no item Camera do Hide By Category, elas serão deselecionadas e desaparecerão da cena, clicando novamente elas reaparecem sem a seleção.

Mas não precisa deixá-las visíveis, pois continuam na cena e acessíveis através do Scene Explorer na laterial esquerda, assim, poderá acessar as configurações e até modificar as posições delas na cena, pois o ponto Pivot continua na Viewport como mostra a segunda imagem em anexo.

Desta forma creio que não terá mais este problema de selecionar os Targets sem querer.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Vou mandar umas imagens.
Como na primeira imagem, se pego um grupo de objetos com o crossing e se as câmaras estão visíveis funciona perfeitamente, só os objetos são selecionados (imagem 02).  Mas se dou zoom e faço a mesma coisa para pegar os objetos (imagem 3), seleciona as câmaras junto (imagem 4) como pode-se observar ao dar menos zoom.  Não é uma coisa irremediável, mas já deletei no início todas as câmaras sem querer. 
Oi Byboca, tudo bem?

Eu reproduzi o seu exemplo aqui e aconteceu exatamente a mesma coisa.

Pois quando está próximo dos objetos você consegue criar a janela do Crossing sem cruzar as linhas azuis que ligam a câmera ao Target, dai apenas os objetos são selecionados.

Porém, quando está mais afastado e cria a janela do Crossing, ela acaba cruzando as linhas azuis da câmera, selecionando-as também, como mostra a primeira imagem da seleção e a segunda imagem com as câmeras selecionadas junto com os objetos.

Neste caso a opção é mudar o Window/Crossing para Window, assim, ele selecionará apenas os objetos dentro da janela e descartará os objetos que cruzarem a janela, pois a opção Crossing vai adicionar na seleção tudo que cruzar a janela.
Você pode fazer isso clicando no ícone Window/Crossing ou atribuindo um atalho para facilitar, pois não tem atalho atribuido por padrão.

A outra opção é a que eu falei na mensagem anterior, poderá manter o Window/Crossing na opção Crossing, mas dai terá que esconder as câmeras da vista através do painel Display ou colocá-las realmente em Hide com o botão direito do mouse.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Uma coisa que normalmente faço e dar um freeze nas cameras depois de colocadas na sua posição definitiva, assim evito movelas acidentalmente.
Umas das coisas que mais me errita no max e acontece já à um par de versões é a selecção de um ring, conseguiram estragar uma coisa que funcionava na perfeição.
Bem, vou ter que usar uma dessas opções que sugeriram.  Como eu disse não é nada grave, mas achei desnecessária essa mudança.
Obrigado
Oi Byboca, tudo bem?

O Fernando Cunha deu outra ótima opção que eu não citei, o Freeze é melhor porque vai deixar as câmeras visíveis na Viewport, mas impedindo que selecione-as com o Crossing e ainda poderá ajustar as propriedades e a posição selecionando-as pelo Scene Explorer.

Você tem toda razão sobre essa questão de selecionar as câmeras com o Crossing se pegar na linha azul que conecta com o Target, pois até o Max 2014 isso não acontecia, não sei no 2015 porque não estou com ele instalado aqui.

É uma mudança idiota que prejudica o Workflow, mas creio que fizeram isso como gambiarra para resolver aquele primeiro problema que citei, o da seleção da Physical Cam, que é difícil se comparada com a câmera comum.
Então, em vez de resolver um problema eles criam outro e agora em vez de 1 são 2, não é incrível?

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707594.

Total de membros registrados: 135216

Últimos membros registrados: LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag.

Usuário(s) on-line na última hora: 1102, sendo 24 membro(s) e 1078 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, _mark0_cefiro, wdesign2006, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Geraldo Nunes, Le_Andro, Thiago Couto, mario_3d_design, Celso Borttoloto, Frederico Wagner N. R., Osvaldo Arquiteto, Felipe Duarte, Duda, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Nuno, D2_Unrio, Sergio1987, TadeuB79, Anderson Miguel, Gibran Farfud, mixel.amorim, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.