Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Mtatagiba   Brasil - SP
new   Belo Horizonte - MG
graphic3d   Mossoró-RN - RN
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Marcilio3D   Recife - PE - AC
Marcelo Rezende   Uberaba-MG - MG
wagnersenior   São Paulo - SP

plugin para fazer background no max c/ Vray

Por: stela2009  

Em: 13/12/2018 16:53

Daí a necessidade de ter várias hdri com posição do sol (conforme horário do dia) diferente.
Com uma hdri apenas o máximo que pode ser feito é girá-la . Mas mesmo assim fica limitado ao horário.
Oi Pessoal, tudo bem?

Este tópico ficou muito interessante e cheio de informações importantes sobre HDRI para quem está iniciando no V-Ray.
Agradeço a vocês pela ótima discussão.

Realmente não vale a pena complicar com V-Ray Sun, pois hoje em dia temos acesso a ótimas imagens HDR com Backplate e tudo, ainda de graça.

Só para deixar alguns exemplos:

HDRIMaps: https://hdrmaps.com/freebies

HDRIHaven: https://hdrihaven.com/hdris/category/?o=date_published

Eisklotz: https://www.eisklotz.com/products/hdri/

Antigamente quando era difícil obter boas imagens HDR fazia mais sentido usar o VRaySun junto.

Agora, a questão levantada pelo Fernando é muito relevante, pois não temos controle sobre as HDRIs, usamos as que são disponibilizadas.

Tudo bem que é possível fotografar com exposições diferentes e criar a panorâmica no Photoshop, mas não é tão prático e dá um bom trabalho.

Porém, um ótimo programa para criar céus realistas da forma que quiser e renderizar em HDR é o VUE.

É uma pena que ele andou meio morto nos últimos anos, mas parece que a Bentley está tentando ressuscitá-lo.
Mesmo nas versões antigas é possível criar ótimos céus e renderizar em HDR panorâmico com o sol na posição que desejar.
Portanto, daria para criar uma animação do céu em HDRI e aplicá-la no Environment para simular o trânsito do sol igual faz com o Daylight.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
a Partir dos 0:36:00 do vídeo Adan Martin mostra como você pode melhorar a definição das sombras na cena geradas por meio de hdri. Mudar o valor de inverse gamma não é o ideal, mas sim uma forma melhor seria abrir a hdri no photoshop, diminuir a exposição e depois aplicar uma cor com intensidade alta onde está o sol. Veja o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=f7ZlrbwDtqk

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707752.

Total de membros registrados: 135342

Últimos membros registrados: Danielblackse, Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 438, sendo 8 membro(s) e 430 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: RAPH, Le_Andro, Willmitnick, Danielblackse, WinterPT, CNC, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.