A Autodesk lançou uma extensão para o 3ds max 2013 que oferece diversos recursos novos para o Particle Flow, como a integração do MassFX com o mParticles, suboperadores para criar operadores personalizados e Disk Cache.
A nova extensão para o 3ds max 2013 está disponível apenas para os usuários que possuem a Enterteinment Creation Suite 2013 e assinou o Subscription, mas como sempre, são recursos que estarão presentes no 3ds max 2014 para todo mundo.
Essa extensão é particularmente destinada para o Particle Flow e permite a integração entre o MassFX e o sistema de partículas, para simular partículas com forças físicas, antes possível apenas com Plug-ins.
O mParticles é o módulo do MassFX para o Particle Flow, contém os sistemas de Solvers para a simulação, também conta com um Birth Operator otimizado para o MassFX, um Preset para facilitar a configuração e operador de aglutinação, além de dois modificadores para que as partículas possam interagir com o Mesh dos objetos, ou seja, é justamente o Plug-in Tools Box 2 integrado no 3ds max, ele foi criado pela Orbaz, cujo desenvolvedor foi contratado pela Autodesk no ano passado.
Ainda oferece novos suboperadores que permitem produzir operadores personalizados, igual o Plug-in Tools Box 3, o que possibilida a criação de efeitos extremamente complexos. Estas duas adições são de grande valia para os usuários, desde a modelagem de um pote cheio de cereais, por exemplo, até animações complexas de efeitos especiais e Motion Graphics.
Mas além delas também tem um novo recurso de Cache para calcular as simulações e gravar em disco, igual o sistema de Cache do Tools Box 2.
Você pode estudar todos os parâmetros de cada um dos operadores do Particle Flow com o vídeo curso da 3D1
clicando aqui.Veja abaixo os vídeos demonstrando os novos recursos:
http://www.youtube.com/watch?v=04K7az-T-kA
http://www.youtube.com/watch?v=5wpbKB1kMIg
http://www.youtube.com/watch?v=wYI_ER0XFnA