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MCG para aplicar texturas conforme a geometria

O artista Christopher Diggins, da Autodesk, está oferecendo o download gratuito de um MCG para aplicar texturas conforme a geometria do objeto no 3ds max 2016, simulando o Plug-in Curvature Map da Boomer Labs usando Vertex Colors.

No artigo que escrevi no lançamento do 3ds max 2016, eu disse que o MCG estava apenas no início e certamente traria muitas novidades no futuro, por enquanto ele é dedicado para geometrias, mas está claro que o sistema pode ser ampliado para outras áreas e será, como indica a postagem do Christopher Diggins no site Area, onde ele afirma que, \"por enquanto\" não é possível criar mapas de texturas procedurais no MCG, \"pelo menos não agora\".
Isso indica claramente que nas próximas versões será possível, assim como outras funções envolvendo Bones, animações, simulações físicas, partículas e tudo mais.

O Chritopher Diggins falou isso para explicar que o novo MCG, chamado Curvature To Vetex Color, que ele está oferecendo para download trabalha com Vertex Color para guiar as texturas no objeto em vez de mapas procedurais, como acontece no Plug-in Curvature Map da Boomer Labs que divulgamos aqui.
Tanto o MCG quanto o Plug-in permitem aplicar texturas de acordo com a curvatura na malha do objeto, mas o MCG gera uma imagem no Vertex Color que você pode usar com o mapa Vertex Color no Material Editor para controlar a textura de cada parte.

O MCG é composto de 3 modificadores, o Curvature calcula as curvaturas da malha, o SmoothVertexColors suaviza o mapa produzido e o VertexColorGrayScaleToColor converte o mapa de Vertex Color em tons de cinza para visualização.

Para instalar você deve descompactar o arquivo Zip na pasta Max Creation Graph dentro da instalação do 3ds max.

Baixe o MCG Curvature To Vertex Color clicando aqui.

Baixe a cena de exemplo com o dragão usado no vídeo clicando aqui.

Você ainda pode ver a postagem original com mais informações sobre o Curvature To Vertex Color clicando aqui.

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