A Amazon lançou a Engine Lumberyard de graça para concorrer com a Unreal e Unity, ela é baseada na famosa CryEngine e ainda adicionaram novos recursos, porém, tem restrições para rodar em servidores e serviços concorrentes da Amazon.
Veja abaixo o vídeo da Lumberyard, a mais nova Engine de Game do mercado lançada pela Amazon em parceria com a Crytek, desenvolvedora da famosa CryEngine. Além dos recursos disponíveis na Cry, a Amazon adicionou vários outros como novo editor de partículas, sistema de UI 2D, Cross-platform Assets, Networking Layer e GridMate.
A Lumberyard está sendo oferecida de graça para concorrer com a Unreal e Unity, ela é particularmente voltada para produção de Games on-line, onde a Amazon ganha dinheiro com serviços de servidores. É justamente neste ponto que está o problema, os Games e aplicações interativas produzidas com a Lumberyard só podem rodar em maquinas locais, servidores privados ou nos serviços AWS da Amazon, não podem rodar em servidores concorrentes.
Se o seu objetivo é criar Games e aplicações interativas off-line, estas restrições não terão a menor importância, além da vantagem de não precisar pagar royallties ou comprar a versão comercial da Engine de acordo com as vendas do jogo ou do faturamento da empresa, como acontece com Unreal e Unity respectivamente.
Porém, a Lumberyard ainda tem certas limitações que prometeram sanar em breve como a impossibilidade de exportar para aparelhos móveis, Mac e Linux, além do suporte para VR.
Você pode ter mais informações sobre a Lumberyard e fazer o download clicando aqui.