Depois de demitirem tanta gente nas reestruturações parece que ficaram apenas os estagiários na Autodesk e ontem um deles publicou antecipadamente o Help do 3ds max 2019 mostrando algumas novidades antes do lançamento oficial.
Lembram como eram os esperados lançamentos do 3ds max alguns anos atrás?
Pois bem, ontem algum estagiário atualizou o Help on-line do 3ds max adicionando a versão 2019 e mostrando novidades antes do lançamento oficinal, se forem apenas estas melhorias para o 2019 eu desisto de vez do Max depois de mais de 20 anos usando o programa porque não tenho dinheiro para jogar fora.
Realmente sinto muita falta do Ken Pimentel e do Marc Petit no comando do 3ds max e que hoje estão comandando com maestria o Unreal Engine na Epic Games, na época deles não acontecia este tipo de coisa, o Help era publicado semanas depois do lançamento, além de estar cada vez mais nítida a queda na quantidade de novidades e na qualidade das atualizações do 3ds max, ficando ainda mais pronunciada devido a estratégia suicida e imbecil de deixarem as melhores novidades para lançarem nos Updates durante o ano tentando fazer parecer que é vantagem a porcaria do Subscription.
A minha ignorância não me permite entender porque não fazer um super lançamento cheio de novidades, que atrai a atenção de usuários e não usuários do programa, em troca de fazer quatro pequenos lançamentos durante o ano dividindo as novidades ao ponto de parecerem insignificantes e não servirem nem para preencher uma boa notícia, não pode ser para atrair incautos que aceitam pagar o valor mensal do Subscription, pois daria mais de 5500 reais por ano, enquanto que, o pacote anual sai por 3770 reais, portanto, deve ser uma minoria que paga mensalmente e por apenas alguns meses, a grande maioria paga o pacote anual eliminando qualquer justificativa para o lançamento fatiado do programa.
Parece até sabotagem proposital do Software, pois quem vê uma atualização pífia igual a esta pensa logo em migrar para outro programa em vez de pagar caro no Subscription na esperança de ter novidades melhores durante o ano.
Uma das principais novidades é um mapa procedural de madeira que eles chamam de avançado porque nunca viram um bom mapa procedural de madeira criado no Substance Designer, outra grande novidade é o suporte para Shaders OSL, coisa que o V-Ray já tem por padrão faz tempo e quase todo mundo usa o V-Ray, mas neste caso vale resaltar que este suporte será útil para os usuários do Corona, o segundo renderizador mais utilizado, pois ele ainda não tem suporte nativo para OSL e aceitará o suporte do Max porque é compatível com a API do programa.
Entre o que parece ser uma das principais novidades está o Shape Boolean para efetuar operações booleanas com Splines, que já era possível fazer no programa desde o 3D Studio Max 1.0.
As demais "novidades" mostradas nem fazem parte do programa em si, uma delas é o Shared Views para exibir Assets 3D on-line para comentários de clientes e colaboradores, porém, ele utiliza o Autodesk Viewer obrigando o cliente a ter uma conta na Autodesk para poder comentar, então, é melhor usar o Sketchfab, já as outras "novidades" são para o falecido Stingray, que vem junto no pacote do 3ds max com o nome Max Interactive e nem vale a pena comentar, já que todos usam o Unreal.
Vamos aguardar os próximos dias para ver o que acontece, mas eu já vou baixar o Trial do Cinema4D e o Blender.
Essa é a minha opinião pessoal que desejo compartilhar com os leitores, não tem nada haver com a opinião e cobertura que a 3D1 faz e continuará fazendo de diversos programas 3D.
André Vieira
Veja por si mesmo as novidades no Help do 3ds max 2019
clicando aqui.