A Maxon anunciou uma jogada incrível no NAB 2019, simplesmente compraram a empresa desenvolvedora do Redshift, um dos renderizadores por GPU mais modernos, flexíveis e velozes, tanto que já foi utilizado em vários filmes.
O Redshift é um renderizador por GPU (placa de vídeo), lançado em 2014, que já se estabilizou entre os melhores para produção, tanto que foi utilizado em diversos filmes hollywoodianos como Black Panther, Aquaman, Captain Marvel, Rampage, American Gods, Gotham e The Expanse, para citar alguns.
Nem todo renderizador bom para arquitetura e Design de produtos é utilizado em cinema, pois não possui todos os efeitos e recursos, principalmente efeitos mais complexos envolvendo volumetrias como Volume Caustics, efeitos de lentes, partículas, iridescência, AOVs, entre outros, além de ser estável em animação.
Quando iniciaram as brigas entre os usuários de Mental Ray e V-Ray há mais de 10 anos, muitos leitores ficaram chateados comigo porque eu falava que o Mental Ray era melhor naquela época e o motivo era justamente este, pois no início o V-Ray não era estável em animação e não aceitava todos os efeitos que o Mental Ray permitia, alguns só foram adicionados depois da versão 3, exatamente quando o V-Ray passou a ser utilizado em cinema.
O Render ser bom para maquete é o mínimo aceitável, para ser considerado um renderizador de produção precisa muito mais, o V-Ray, que na minha opinião é hoje o melhor Render do mundo, levou muitos anos para ser considerado um Render de produção e o Redshift conseguiu em menos de 4 anos, além de tudo ele trabalha com a GPU e aceita todos os efeitos, coisa que só passou a ser possível no V-Ray agora na versão 4 (Next), isto serve de parâmetro da competência dos engenheiros que desenvolveram o Redshift.
Pelo outro lado está a Maxon, a empresa que conseguiu tomar o mercado de Motion Graphics 3D da Autodesk e do 3ds max, pois enquanto a Autodesk tentava fazer os artistas de Motion Graphics migrarem do Max para o Maya, a Maxon firmou uma ótima parceria com a Adobe, integrou uma versão mais simples do Cinema4D no After Effects e atraiu a maior parte dos artistas.
Há 10 anos o Cinema4D nem era listado entre os melhores Softs 3D, mas com a morte de grandes programas como o Softimage e a autoflagelação do 3ds max e Maya, além é claro da competência dos engenheiros da Maxon que desenvolveram recursos próprios para este público como o Mograph, hoje o Cinema4D é praticamente hegemônico em Motion Graphics.
A união destes dois pode ser mais uma boa paulada na área de Media And Entertainment da Autodesk, porque é capaz de conseguirem tomar a maior parte do mercado de cinema do Maya.
Você pode ver um artigo que fizemos sobre o Redshift clicando aqui.
Acesse a nota da Maxon sobre a compra do Redshif clicando aqui.
Veja abaixo dois vídeos mostrando trabalhos e comentários sobre o Redshift.