Um dos dois motivos dos artistas terem escolhido o Unreal em vez do Unity foi a questão de precisar escrever códigos no Unity e no Unreal não, finalmente agora o Unity terá Visual Scripting graças a compra do sistema Bolt.
O Unity iniciou a guerra dos Engines de Games oferecendo uma versão totalmente gratuita, isso fez a Epic liberar o Unreal para uso gratuito e depois outros seguiram como o CryEngine.
Porém, o Unity perdeu a batalha pelos corações dos artistas 3D, arquitetos, Designers de produtos e todos os outros fora do mercado de Games graças a dois motivos bem simples, naquela época o Unreal oferecia melhor qualidade visual e ainda não precisava escrever códigos, pois já contava com o sistema de programação visual chamado Blueprint.
O Unity demorou para melhorar a qualidade gráfica, apesar de ter um sistema de iluminação muito melhor que o do Unreal com GI Real-Time através de Voxels, enquanto o Unreal possuia apenas a porcaria do Light Propagation Volumes, mas faltavam bons materiais para o Unity e são os materiais que fazem toda a diferença.
Depois de alguns anos o Unity comprou um sistema de programação visual de materiais, similar ao Material Editor do Unreal, criaram o sistema de alta fidelidade gráfica, chamado HDRP, e chegaram no mesmo nível gráfico até com vantagens, porém, já era tarde e ainda restava a questão de escrever códigos.
Apenas agora, quase 10 anos depois, a Unity Technologies comprou o sistema Bolt, desenvolvido pela Ludiq, que está disponível no Asset Store por 70 dólares e vai integrá-lo no programa nas próximas versões.
Isso me dá vontade de voltar a estudar o Unity, pois é um programa muito melhor acabado, mais estável e com uma interface muito melhor que o Unreal, mas tenho que seguir a manada.
Você pode ter mais informações sobre a venda do Bolt para o Unity clicando aqui.
Ele ainda está disponível no Unity Asset Store com imagens e informações, acesse clicando aqui.
Veja abaixo um vídeo do GameFromScratches sobre a compra do Bolt: