A Nvidia apresentou a arquitetura Ampere das próximas GPUs, na GTC 2020, ela foi treinada por AI e proporciona um desempenho 20 vezes maior do que a GPU Volta, tornando realidade o Ray Tracing Real-Time em cenas complexas.
Veja abaixo o vídeo da ótima apresentação do CEO da Nvidia, Jensen Huang, onde ele ministra uma breve aula sobre como as imagens são geradas por Ray Tracing usando a nova tecnologia.
Basicamente eles treinaram um sistema de inteligência artificial renderizando milhares de imagens em alta resolução, usando super-computadores, até ela aprender como deve ser uma imagem detalhada. Em seguida, treinaram a AI para ampliar imagens em baixa resolução obtendo alta qualidade, assim, conseguiram renderizar com Ray Tracing Real-Time em baixa resolução e ampliar através da AI, permitindo a renderização de cenas complexas em tempo real.
Por incrível que pareça, a inteligência artificial que desenvolveram consegue produzir uma imagem melhor e mais nítida a partir da baixa resolução do que a própria imagem renderizada com qualidade em alta resolução.
Ainda exibem um Game de simulação física que criaram para demonstração, onde uma bolinha de vidro deve ser controlada por um ambiente repleto de objetos detalhados, tudo com extremo realismo em tempo real.
No segundo vídeo, Jensen Huang aborda os detalhes técnicos da nova GPU Ampere, a mais poderosa até hoje para aplicações de AI, computação gráfica, análise de dados, computação científica e servidores.
Você pode ter mais informações sobre a GTC 2020 e a GPU Ampere clicando aqui.