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Plug-ins-comerciais

MultiCar

Empresa: 3D City
site: www.3dmulticar.com

O MultiCar é um plug-in para criar carros automaticamente, ele oferece uma biblioteca com diversas partes de carros, como frente, corpo, para-choques, rodas e acessórios, combinando essas partes você monta vários modelos diferentes.
É igual ao antigo plug-in Creature Creator, que fazia o mesmo para criar personagens, mas todo mundo sabia que era um modelo feito no Creature Creator quando via um, o mesmo acontece com o MultiCar, apesar que é mais difícil perceber que um carro é de biblioteca do que um personagem.
A empresa criadora do plug-in informa que é possível criar mais de 25 mil modelos diferentes, mas certamente exageraram muito, mesmo que tenham contato qualquer mínima modificação como sendo um modelo diferente, mesmo assim, pode ser muito útil em maquete eletrônica, onde poucas pessoas terão acesso a imagem e serão leigas em computação gráfica, permitindo que você repita os modelos indefinidamente.
A empresa informa também que pretende inserir mais partes no futuro, para poder criar ônibus, caminhões, veículos de emergência e trens.
  Modelagem
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Head Designer

Empresa: Digimation
site: www.digimation.com

O HeadDesigner é um plug-in da Digimation para criação de cabeças paramétricas, ou seja, ele cria uma cabeça padrão como se fosse uma primitiva, depois, você pode modificar ajustando parâmetros do próprio plug-in, são 58 ao todo.
Ele é muito útil para desenvolvedores de Games e aplicações multimidia 3D, só não é muito indicado para vídeo, porque qualquer pessoa com o mínimo de experiência em 3D saberá que a cabeça foi criada no HeadDesigner, o que denigre o trabalho do profissional, pois não teve competência para modelar a cabaça do seu personagem. É o mesmo que acontece em qualquer trabalho que use modelos de biblioteca, como Poser e Creature Creator por exemplo, qualquer pessoa sabe que o modelo veio destes softs quando vê um.
O HeadDesigner vem com 13 tipos básicos de cabeças para você modificar, sendo 6 masculinas, 6 femininas e uma infantil, essas cabeças foram modeladas pelos artistas Aaron Powell e Bill Zahn da Blur Studios.
Ele também permite criar diversos tipos de cabeça automaticamente com o recurso Crowd Generation.
  Games, Modelagem
Campinas - SP

Flatten

Empresa: Mankua
site: www.mankua.com

O Flatten é um plug-in da Mankua desenvolvido para ajudar desenvolvedores de Games na criação das texturas de personagens e objetos. Nos Engines de jogos é necessário que todas as partes da textura estejam dispostas de forma plana na mesma imagem. O Flatten faz justamente isso, ele pega todos os materiais e mapas aplicados no objeto, mesmo os materiais complexos como Blend e Composite, e junta tudo colocando numa única imagem, respeitando o mapeamento de cada parte, assim, basta usar essa imagem como textura no Engine do Game.
  Games, Texturização
Campinas - SP

HumanIK

Empresa: Kaydara
site: www.kaydara.com

O HumanIK é um plug-in para animação de personagens mais simples, indicado para personagens de Games, ele foi desenvolvido para ser usado com os sistemas de MOCAP Film Box e Motion Builder, largamente empregados em jogos. Também oferece ferramentas para facilitar a animação de movimentos corriqueiros como andar, pular e correr. O HumanIK cria a estrutura Bone do personagem e dispõe de recursos para usá-lo em conjunto com o Character Studio. A Kaydara foi comprada pela Alias, que foi comprada pela Autodesk, a dona do 3ds max, então, ainda não se sabe o destino deste plug-in.
  Animação, Games
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Maxman

Empresa: Animalogic
site: www.animalogic.com

O Maxman foi durante muito tempo a única opção para exportar a cena do 3ds max no formato RIB do Renderman, renderizador que ficou famoso devido aos filmes de animação da Pixar, desenvolvedora dele.
O Renderman e o Mental Ray são os dois melhores, mais poderosos, mais antigos, mais robustos e mais profissionais renderizadores que existem no mercado, praticamente tudo que você viu nos cinemas nos últimos 10 anos foi renderizado com um dos dois, mas a conexão proporcionada pelo Maxman sempre foi bem limitada.
O plug-in foi desenvolvido pela Animalogic e acabou sendo descontinuado em 2004.
Mas logo depois surgiu um novo plug-in chamado PaxRendus, ele oferece uma compatibilidade mais ampla entre o 3ds max e o Renderman, além dos outros renderizadores compatíveis com o formato RIB, como o Air por exemplo.
  Render
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Flow Tracer

Empresa: Next Limit
site: www.nextlimit.com

O FlowTracer foi uma tentativa da NextLimit de embutir no 3ds max a principal propriedade do Real Flow, partículas volumétricas, isso foi feito para rebater a iniciativa de funcionários dissidentes da empresa que resolveram desenvolver um plug-in de fluídos para o 3ds max, chamado Glu3D.
Quando viram que o Glu3D estava muito longe de concorrer com o Real Flow e levaria anos até chegar no mesmo patamar, a NextLimit extinguiu o Flow Tracer dia 03 de junho de 2005.
Ele era uma ótima alternativa, pois como todos sabem, se colocar qualquer sistema de partículas do 3ds max para encher um copo, isso nunca vai acontecer e todas as partículas ficarão acomuladas no fundo, por mais partículas que coloque, porque as partículas não tem volume.
O Flow Tracer resolvia justamente essa questão, permitindo que qualquer sistema de partículas do Max tivesse volume, além disso, ele oferecia um ótimo recurso de MetaBall para criar a malha realista do líquido.
A única opção de criar fluídos dentro do próprio 3ds max hoje em dia é o Glu3D, mas nem se compara aos recursos e possibilidades do Real Flow, que depende de exportar a cena para criar o fluído nele e depois devolver para o 3ds max.
  Animação, Efeitos, Modelagem, Partículas
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Darwin

Empresa: Digimation
site: www.digimation.com

O Darwin era um plug-in da Digimation para gerar criaturas automaticamente, ele foi inspirado no plug-in Creature Creator, que também não existe mais.
Ambos eram na verdade uma biblioteca com partes de animais, no caso do Darwin, e parte de humanoides no caso do Creature Creator.
Você escolhia qual parte gostaria de usar no torax, membros, pés, mãos e cabeça, formando assim uma criatura, depois, podia aplicar o MeshSmooth para suavizar o modelo.
O Darwin criava o animal com seu respectivo esqueleto para animação, o que não acontecia com o Creature Creator.
O Darwin foi descontinuado dia 17 de maio de 2005
Estes plug-ins sumiram porque profissionalmente não é adequado usá-los, pois qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em 3D sabe que o modelo veio destes plug-ins, o que denigre o trabalho do artista, já que não teve a capacidade de modelar o personagem, e modelagem é a parte mais fácil do programa.
  Modelagem
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