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Scripts

Record Navigation Path

Autor: Borislav Petrov
e-mail/site: www.scriptspot.com/bobo

Script escrito por Borislav Petrov para gravar a navegação pelo Walk Through, este foi o primeiro Script escrito para o Max 7. O Walk Through é um recurso de navegação disponível desde o Max 7, você usa o Mouse e o teclado para navegar pela cena 3D, igual um jogo. O Script grava este \"passeio\" e você pode carregar depois para ver novamente, como uma animação. O Script grava qualquer movimentação nas Viewports, portanto ele pode ser usado sem o Walh Through. Para usar, selecione-o pelo menu Max Script>Run script, depois, entre no menu Customize>Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item Bobos Tools na lista Category, assim, aparece o Record Navigation na lista Action, arraste-o para qualquer posição no menu.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação, Render
Campinas

HollowCube

Autor: Martin Breidt
e-mail/site: www.breidt.net

Script escrito por Martin Breidt para adicionar uma nova primitiva Box ao programa, esse Box tem configurações para controlar a abertura central em todos os lados e a espessura das hastes, permitindo criar diversos formatos diferentes, aplicando o Mesh Smooth ou o Turbo Smooth, você consegue uma subdivisão perfeita, criando objetos arredondados com um furo no centro. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece um novo item na lista do painel Creat>Geometry com a primitiva criada pelo Script. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Mesh Tools

Autor: Laszlo Sebo
e-mail/site: [email protected]

Script escrito por Laszlo Sebo para adicionar novas funcionalidades no sistema Mesh, já foi considerado o melhor Script para modelagem. Hoje, todas essas funcionalidades existem no sistema Poly, mas não tornou o Script obsoleto, pois você pode usar algumas funções do sistema Poly com um Editable Mesh, como Grow, Loop, Ring, Shrink, conversão entre sub-objetos, entre outros. Ainda pode usar os comandos do MeshTools no sistema Poly, sendo um atalho em forma de barra de ferramentas. Para usar, copie o arquivo Meshtools-Functions.ms para a pasta Stdplugs/Stdscripts do seu 3ds max, copie o arquivo Meshtools-Macroscripts.mcr para a pasta UI/MacroScripts do seu 3ds max, copie as imagens BMP para a pasta UI/Icons e UI/ame (UI/discreet até o Max 7), depois, inicie o 3ds max e entre no menu Customize>Customize User Interface. Os comandos aparecem na lista Category de todas as fichas sob o nome de MeshTools, você pode colocar no QuadMenu ou numa Toolbar.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Asteroids Generator

Autor: Francois Mourlevat
e-mail/site: [email protected]

Script escrito por Francois Mourlevat, um dos colaboradores da Discreet (Autodesk) no desenvolvimento do Max 4. Ele cria astersteroides na cena de acordo com as configurações que o Script oferece. Pode ser usado para criar pedras rapidamente, colocando valores pequenos no número de asteroides. Você pode definir uma variação para o tamanho das pedras e o espaço onde elas serão criadas. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com as opções para gerar os asteroides.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Camera Animator

Autor: Michiel Quist
e-mail/site: www.3idee.nl

Script escrito por Michiel Quist para criar uma câmera animada que passa por todas as câmeras da cena, preservando posição, rotação, e criando um Key Frame, assim, você pode passar pela vista de cada câmera teclando (>), também pode renderizar todas as vistas de uma vez só, direto no render normal do Max, sem precisar do Video Post ou de fazer vários Jobs e renderizar pelo BackBurner. Pode ser muito útil para quem trabalha com maquete eletrônica. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script e acessar o painel Utilities, clique no botão MaxScript e selecione o Camera Animator no menu logo abaixo. Basta clicar no botão Get Camera\'s e depois no botão Creat Animation Camera, a nova câmera aparece na cena.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação
Campinas

Arch

Autor: Darrell Duffy
e-mail/site: www.windyweather.net

Script escrito por Darrell Duffy para criar arcos arquitetônicos góticos e romanos, ele permite configurar a espessura e a profundidade do arco e da parede, também pode gerar o arco separado da parede e vice versa, o Script aplica IDs diferentes no Mesh do arco e da parede. O Arch é acompanhado de mais um Script para criar arcos cortados em ângulo de 45 graus. Para usar você deve selecioná-los pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece o novo item na lista do painel Creat>Geometry com seus dois comandos. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Contour

Autor: Rab Gordon
e-mail/site: http://development.rainnea.com

Script escrito por Rag Gordon para criar seções transversais num objeto Mesh, permitindo configurar a distância entre cada seção e a qualidade no painel gerado pelo Script. Pode ser muito útil para criar seções transversais de objetos para medir precisamente no AutoCAD ou no Rhinoceros, também é útil para criar linhas renderizáveis simulando canos ou similares. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script> Run Script, assim, aparece a janela com as opções do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Tracer

Autor: Mark Walters
e-mail/site: www.digitalflipbook.com

Script escrito por Neil Blevins e depois modificado por Mark Walters. O Tracer cria automaticamente os Planes com as imagens de referência aplicadas, usados na modelagem de objetos complexos como foi explicado no artigo Técnicas de Modelagem, aqui no site www.tresd1.com.br, o Script pode ser usado na parte onde os Planes são criados, alinhados e recebem as imagens de referência. Para usar, você deve criar a pasta DigitalFlipbook dentro da pasta Scripts do seu 3ds max e copiar os arquivos para ela, depois, basta selecionar arquivo Tracer.ms pelo menu Max Script> Run Script, assim, aparece a janela com suas opções.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem, Utilidades
Campinas

Lightgen

Autor: Christian Bauer

Script escrito por Chisti Prefac para reproduzir iluminação baseando-se em imagens HDR. O Lightgen Text File Importer permite que você importe a descrição de iluminação de uma imagem HDR criada no HDR Shop, assim, ele gera e configura luzes na cena do 3ds max de acordo com as informações deste arquivo de iluminação, exportado pelo plugin Lightgen no HDR Shop. O HDR Shop é um programa gratuito para edição de imagem HDR, você pode baixá-lo no site www.hdrshop.com. Para usar o Script, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, na janela dele você deve indicar o aquivo com as informações da iluminação, dois arquivos de exemplo acompanham o Script. Você pode usar o Mental Ray para renderizar com GI normalmente.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Iluminação
Campinas

Eyeball

Autor: Jon Stuart

Script escrito por Jon Stuart oara criar olhos automaticamente. Ele gera a geometria do globo ocular, da iris e da cornea em baixa resolução, o ideal é aplicar um Mesh Smooth ou Turbo Smooth sobre os objetos. Os materiais basicos das três partes aparecem no Material Editor, para você modificar e melhorar. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, acesse o painel Utilities e clique no botão Max Script, o item Eyeball Generator aparece na lista do menu Max Script, seus parâmetros aparecem logo abaixo.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Polysculpt

Autor: Herman Saksono
e-mail/site: [email protected]

Script escrito por Herman Saksono para esculpir em Mesh usando Brushes, como se estivesse pintando no PhotoShop, por exemplo. Para instalar, você precisa copiar o arquivo Functions_PolySculptTool.ms para a pasta Sdtplugs/Stdscripts/, e o arquivo Macro_PolysculptTool.mcr deve ser copiado para a pasta UI/MacroScripts, ambas dentro da pasta do seu 3ds max. Depois, inicie o 3ds max e entre no menu Customize>Customize User Interface, entre na ficha Quads e encontre o item Poly Sculpt Tools na lista Category, depois, arraste o item Poly Sculpt Tools da lista Action para uma posição do Quad Menu. Se colocar em outro lugar em vez do Quad Menu, não terá acesso a janela de configurações do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Deep Valley Free

Autor: Corevision
e-mail/site: www.ann.hi-ho.ne.jp/inforest/

Script escrito pela CoreVision para criar terrenos no 3ds max, ele oferece diversos recursos para configurar o aspecto tem opções para gerar montanhas, desertos, morros, vales, precipícios, serras e platôs. Existe uma versão comercial deste Script com mais recursos, não sei como essa versão trabalha a malha, mas a versão Free não trabalha em Quad e gera muitos problemas na malha, além de impedir a aplicação do Mesh Smooth ou do Turbo Smooth sem otimizar muito o terreno antes. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script Run>Script, depois, entre no painel Utilities e clique no botão Max Script, ele aparece na lista do menu Max Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

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