Scripts

Architectural Glass

Autor: Jon Seagull
e-mail/site: www.jonseagull.com

Script escrito por Jon Seagull que adiciona um novo Material no 3ds max, especialmente desenvolvido para criar vidros planos, como os usados em portas e janelas de maquetes eletrônicas, mas pode ser usado em outro objetos também, ele oferece opções simples e automatiza processos para criar qualquer tipo de vidro, e também permite simular vidro embaçado, fosco, jateado e gelado. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, ele aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor. Para ter sempre este material sem a necessidade de rodá-lo pelo Run Script, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Scripts do seu 3ds max. O Mental Ray aceita renderizar este Material normalmente.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Texturização
Campinas

E-Light / E-Light ME

Autor: Ronnie Olsthoorn e Nir Sullam
e-mail/site: http://home.wanadoo.nl

Ótimo Script escrito por Ronnie Olsthoorn para criar domo de luzes automaticamente, simulando iluminação global no render padrão do 3ds max. O E-Light simula a luz Sky Light no Scanline, sem usar o Light Tracer ou o Radiosity. A partir do Max 5, este Script recebeu uma atualização escrita por Nir Sullam, sob a permissão de Ronnie, adicionando diversos recursos e recebeu o nome de E-Light ME. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, abre a janela com os parâmetros dele, você pode definir o tamanho do domo, a quantidade de luzes, a cor, o Hotspot, o Falloff, o Multipler e os parâmetros relacionados as sombras, como cor, densidade, Map Size, Sample Range e Bias. Também aceita que você use uma imagem RGB comum para definir as cores e as intensidades das luzes no domo, simulando HDRI.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Iluminação
Campinas

Go Cubic e Cubic VR

Autor: Joshua Eskin, Thomas von Girsewald e Marc Lorenz
e-mail/site: http://plugins.angstraum.at/

O GoCubic é um ótimo programa criado por Joshua Eskin e Thomas von Girsewald, ele funciona igual o VRMake Pano da Apple, gerando arquivos em Quick Time VR, para isso você precisa da imagem cúbica do ambiente. O Script Cubic VR, escrito por Marc Lorenz, renderiza as imagens da cena 3D neste formato para usar no Go Cubic, muito útil para apresentação de projetos de interior, não precisa renderizar uma animação de 360 graus e o cliente pode \"olhar\" o ambiente todo apenas movendo o Mouse. O Script aceita renderizar normalmente pelo Mental Ray. Para usar, selecione-o pelo menu Max Script>Run script, depois, entre no menu Customize>Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item ml_plugins na lista Category, assim, aparece o CubicVR na lista Action, arraste-o para qualquer posição no menu. A câmera deve estar no centro da cena.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Render
Campinas

Snow Maker

Autor: Nik Clark
e-mail/site: www.nikclark.com

Script escrito por Nik Clark para criar neve sobre objetos, o Script reconhece a parte de cima da malha e faz uma cópia, depois, aplica o Face Extrude, Noise e Mesh Smooth para simular a neve, tudo isso é feito automaticamente de acordo com as configurações que você definir no painel do Script. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script. Você deve estar com um objeto selecionado, para evitar mensagens de erro, também é importante usar objetos com bastante faces, para a neve ficar com qualidade, em Low Poly não fica bom.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

QuickFrag

Autor: Allan McKay
e-mail/site: www.allanmckay.com

Script escrito por Allan McKay para fragmentar o objeto em diversos pedaços. Ele permite configurar a espessura dos pedaços, a quantidade e a subdivisão da malha, para aumentar a quantidade de faces e melhorar a qualidade dos fragmentos. Os pedaços são criados como malhas individuais, não são tratados como partículas igual o PArray faz. É muito útil para usar com o Fracture do Reactor e também com o Particle Flow, que não possui um recurso para \"quebrar\" o objeto, como o PArray tem, é necessário criar os pedaços e este Script cria para você.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Camera Changer

Autor: Laky e Sam O\'Hare
e-mail/site: www.pixelpollen.com

Ótimo Script escrito por Laky para alternar facilmente entre as câmeras da cena. A idéia original é de Sam O\'Hare, mas muita gente encontra problemas com seu Script Camera Switcher, pois só tem uma tecla de atalho para alternar ciclicamente entre as câmeras. Essa modificação feita pelo Laky adiciona duas teclas, uma para seguir em ordem crescente e outra para seguir em ordem inversa. Para usar, copie os arquivos CamChangerBwd.mcr e CamChangerFwd.mcr para a pasta UI/MacroScripts do seu 3ds max, copie os arquivos BMP para a pasta UI/Icons e UI/ame, (UI/discreet até o Max 7), inicie o 3ds max, entre no menu Customize>Customize User Interface, acesse a ficha Keyboard e encontre os itens Camera Changer >> e Camera Changer << na lista Action, atribua um atalho para cada um deles no campo Hotkey, pode ser as setas direita e esquerda do teclado.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Gerenciamento
Campinas

MaxTree

Autor: Sanjay Padmane
e-mail/site:

Script escrito por Sanjay Padmane para criar árvores automaticamente, ele oferece diversos recursos para configurar todas as partes da árvore, você pode definir a quantidade de galhos principais e secundários, o número de segmentos, interações de Mesh Smooth, dimensão e complexidade da raiz, limites variação de torção, direção, diâmetro e tamanho dos galhos, pode definir uma área e o número de árvores que deseja criar, permite selecionar qualquer objeto para ser usado como folha e vem com presets definidos para os principais tipos de árvore. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, depois, acesse o menu Utilities e clique no botão Max Script, o Max Tree aparece na lista do menu.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Treemaker

Autor: Shawn Lewis
e-mail/site: [email protected]

Script escrito por Shawn Lewis para criar árvores automaticamente, ele oferece diversos recursos para configurar a geração de galhos e folhas, também permite controlar a resolução dos objetos criados, aplicar texturas e escolher a forma das folhas, que são geradas com partículas. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela para configurar e criar as partes da árvore.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Ballsmaker

Autor: Kyung-Sin Kim
e-mail/site: www.teamjoon.com

Script escrito por Kyung-Sin Kim para criar cinco bolas de esportes diferentes, futebol, volley, basquete, baseball e golf. As boas de basquete, baseball e golf são criadas com materiais aplicados, mas o marterial da bola de basquete precisa ser ajustado para ficar correto. A bola de golf recebe um modificador Multi-Res no final, para simplificar a malha, se a bola estiver muito próxima da câmera, você pode diminuir o valor do Multi-Res para aumentar a resolução. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com as opções do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Penpal

Autor: Borislav Petrov
e-mail/site: www.scriptspot.com/bobo

Ótimo Script escrito por Borislav Petrov para simular o \"escrever\" sobre uma superfície, não é um novo material, o Script cria uma sequencia de imagens com o traçado, permitindo que use em qualquer renderizador, inclusive no Mental Ray. Você deve animar a caneta por uma linha, usando o Path Constraint, deixando a caneta penetrar um pouco no \"papel\", o Script identificará o ponto de contato e criará a imagem de cada Frame com o traçado. Você pode definir a espessura e o formato do Brush, inclusive com uma imagem, pode definir a cor do Brush, do papel e configurar opções de Fade. No final, o Script cria e aplica o material no \"papel\" com o arquivo IFL pronto. Para usar, selecione-lo pelo menu Max Script> Run Script, depois, acesse o painel Utilities e clique no botão Max Script, o PenPal aparece na lista do menu.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação, Texturização
Campinas

Bolt

Autor: Peter Tavinor

Script escrito por Peter Tavinor para criar parafusos automaticamente, ele adiciona uma nova primitiva no 3ds max, que gera o parafuso, e oferece diversas configurações para ajustar seu aspecto. A geometria pode ficar com defeitos de Normal, apresentando partes mais escuras, uma boa dica é usar o Modify Smooth e habilitar a opção Auto Smooth, assim, a geometria fica suave. Para usar o Script, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, ele aparece na lista do painel Creat>Geometry. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

TreeMatoGraph

Autor: Borislav Petrov
e-mail/site: http://www.scriptspot.com/bobo

Script escrito por Borislav Petrov para adicionar o recurso de edição de materiais por meio de fluxograma, como é comum em outros softs 3D tornando a edição visual, o que facilita o acesso aos mapas e a visualização geral do material, mas dificulta o acesso aos parâmetros dos mapas e complica a identificação dos mesmos, tornando mais difícil para iniciantes. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, entre no menu Customize>Customize User Interface e encontre o item TreeMatoGraph na lista Action da ficha Menus, arraste este item para um menu, assim, terá acesso a janela criada pelo Script. Ele aceita editar os Shaders do Mental Ray.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Interface, Personalização, Utilidades
Campinas

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