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Scripts

BM Maker

Autor: Mohab Gamal
e-mail/site: [email protected]

Ótimo Script escrito por Mohab Gamal para dividir o objeto em pedaços com volume. O Script oferece uma interface para facilitar o trabalho com Slices, permitindo criar rapidamente diversos cortes em várias direções, cada pedaço é fechado com um Cap, criando pedaços sólidos, e recebem uma determinada massa de acordo com o seu volume em relação ao todo. É muito bom para fracionar objetos e simular com o Fracture do Reactor ou mesmo Rigid Bodies. Funciona muito bem em objetos fechados, formando um \"sólido\", quando estiver apenas com uma malha aberta, pode aplicar o modificador Shell para gerar a espessura.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior
  Modelagem
Campinas

Deconstructor

Autor: Marc Lorenz
e-mail/site: http://plugins.angstraum.at/

Este Script, escrito por Marc Lorenz, corta um objeto em pedaços usando uma malha poligonal como referência, permitindo dividir um objeto em várias partes. Não cria pedaços sólidos como o MB Fracture e as partes ficam bem poligonais, mas pode ser usado desde o Max 4, enquanto que o MB Fracture só é aceito no Max 9. Para usar, basta rodar o Script pelo menu Max Script>Run Script, o comando para abrir a janela do Script aparece no final do menu Tools.

Compatibilidade: 3ds max 4 ou superior
  Modelagem
Campinas

Distribuir Objetos

Autor: Sérgio Feitosa

Este Script, escrito por Sérgio Feitosa, ajuda na animação do distanciamento dos objetos para facilitar a criação de imagens e vídeos que explicam a montagem de produtos. Basta rodar o Script pelo menu Max Script>Run Script, assim, abrirá a janela com os parâmetros do Script, todos em português.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação
São Paulo - SP

Portas e Portões

Autor: Thiago Bueno Barbosa

O MasterScript é um Script escrito por Thiago Bueno Barbosa para criar porta de madeira, porta de vidro, gradil metálico e cerca de madeira automaticamente. Basta rodar o Script pelo menu Max Script>Run Script, assim, abrirá a janela com os botões em português para criar cada um destes elementos.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem

Tetto Automatico

Autor: Filippo Bardini
e-mail/site: http://filippobardini.interfree.it

Script escrito por Filippo Bardini para criar automaticamente a disposição de telhas num telhado, ele oferece 3 tipos de telhas, permite ajustar a distância entre elas e o telhado pode ser criado diretamente no plano inclinado de referência. Para usar você deve rodar o arquivo do Script pelo menu Max Script>Run Script, assim, abrirá a janela do Script para escolher o tipo de telha e a distância. Nessa mesma janela tem uma imagem mostrando o esquema que deve usar para dar os cliques de mouse e gerar o telhado na posição certa. Usando um Snap fica fácil de clicar diretamente sobre o plano de referência do telhado para criar as telhas já com a inclinação adequada. Em seguida, você pode usar o Mirror para criar as telhas invertidas e formar o telhado completo.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior
  Modelagem
Campinas

MB Fracture

Autor: Martin Breidt
e-mail/site: http://scripts.breidt.net/

Ótimo Script escrito por Martin Breidt para dividir o objeto em pedaços volumétricos. O Script \"quebra\" o objeto em partes respeitando o volume interno, cada pedaço tem seu próprio volume e se encaixa perfeitamente no restante do objeto. É ótimo para animação de fratura de objetos, tanto com o Reactor como com o Particle Flow. Para usar você deve rodar o arquivo do Script pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, entre no menu Customize>Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item MB Tools na lista Category e arraste o Fragment Selected Mesh para qualquer posição nos menus, que aparecem no quadro da direita. Crie um objeto com volume na Viewport, entre no menu onde colocou o Script e selecione o comando do mesmo, assim, aparece a janela com as configurações para fraturar o objeto.

Compatibilidade: 3ds max 9 ou superior
  Modelagem
Campinas

Advanced Painter

Autor: Herman Saksono
e-mail/site: [email protected]

Ótimo Script escrito por Herman Saksono para distribuir objetos sobre um Mesh pintando com um Bush 3D. Ele é um avanço do Script Free Hand, de Fred Moreau, e inclui os recursos do Nature Brush. O Script já vem com Brushes de grama, pedra, spaguetti, pasta de dente e pêlos prontos para usar, você também pode escolher qualquer objeto para distribuir, ou pode selecionar um grupo de objetos para distribuir de forma aleatória, muito bom para distribuir várias espécies de árvores sobre um terreno, por exemplo. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, entre no menu Customize>Customize User interface e acesse a ficha Menus, o item do Advanced Painter já aparece na lista Action, basta arrastá-lo para qualquer menu, assim, sempre terá acesso ao comando que abre a janela do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Kitchen

Autor: Stephen Leger
e-mail/site: http://www.3dservices.ch/parametric_kitchen.html

Ótimo Script escrito por Stephen Leger para criar módulos de cozinha automaticamente. O Kitchen adiciona uma nova primitiva que gera estes módulos e oferece diversos recursos para configurar a sua composição. O modelo é criado com todas as partes mapeadas e divididas em IDs, é só aplicar um Material Multi/Sub-Object. As portas e gavetas se abrem usando um recurso do Script e podem ser animadas. O Script vem num arquivo executável de instalação, pois gera diversos arquivos dentro do 3ds max, você deve indicar a pasta onde o 3ds max foi instalado, pode desinstalar por meio do arquivo de Uninstall que será colocado na pasta raiz do seu 3ds max. O Script aparece na lista do painel Creat> Geometry.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Underwater Poseidon

Autor: Francois Mourlevat
e-mail/site: [email protected]

Ótimo Script escrito por Francois Mourlevat, um dos colaboradores da Discreet (Autodesk) no desenvolvimento do Max 4. Ele cria paisagens submarinas simples automaticamente, servindo de base para criar cenas mais complexas. A cena já aparece com terreno, efeitos de Fog, partículas, Volume Light, texturas e simulação de Caustics. O Script permite configurar todos os aspectos da paisagem após a sua criação. Para rodar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, na primeira vez será necessário indicar onde descompactou a pasta de Presets, que acompanha o Script. Ele roda em todas as versões a partir do Max 4, mas apresenta problemas no Max 5. O Mental Ray aceita renderizar os efeitos criados pelo Script, mas pode ser necessário ajustar alguns, principalmente o material das partículas.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Efeitos, Iluminação, Modelagem, Texturização
Campinas

Environment Generator

Autor: Frank Delise
e-mail/site: www.frankdelise.com

Ótimo Script escrito por Frank Delise para criar ambiente ao redor da cena. Ele permite criar terreno e água com os materiais já aplicados, gera também o céu, as núvens e o sol, oferecendo configurações para ajustar todos estes elementos, inclusive para ajustar o período do dia, aceitando também animar o trajeto feito pelo sol. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela criada pelo Script com todas as configurações para gerar e ajustar o ambiente. O Mental Ray aceita renderizar a cena criada pelo Environment Generator sem problemas.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Efeitos, Iluminação, Modelagem, Texturização
Campinas

Vulcania

Autor: Francois Mourlevat
e-mail/site: [email protected]

Ótimo Script escrito por Francois Mourlevat, um dos colaboradores da Discreet (Autodesk) no desenvolvimento do Max 4. Ele cria paisagens simples automaticamente, servindo de base para criar cenas mais complexas. A cena já aparece com terreno, sol, núvens, mar, efeitos de Fog, Volume Light e texturas. O Script permite configurar todos os aspectos da paisagem após a sua criação, inclusive se é de dia ou de noite. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, na primeira vez será necessário indicar onde descompactou a pasta de Presets, que acompanha o Script. Ele roda em todas as versões a partir do Max 4. Apesar de mostrar uma mensagem de erro sobre o G-Buffer, o Mental Ray aceita renderizar os efeitos criados pelo Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Efeitos, Iluminação, Modelagem, Texturização
Campinas

Face Maker

Autor: Bruce Forel
e-mail/site: www.3dvf.com

Ótimo Script escrito por Bruce Forel inspirado no Plug-in Face Man/Woman Primitive do SoftImage XSI, ele cria uma primitiva de cabeça com diversas configurações para ajustar todos os aspectos do rosto, é muito parecido com o plug-in comercial Head Designer da Digimation, mas trabalha em Low Poly, o que é muito bom por um lado, pois permite que você edite manualmente se desejar, depois que configurar o rosto, aplique um Mesh Smooth ou Turbo Smooth para suavizar a malha e melhorar os detalhes do modelo. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece o novo item na lista do menu Creat>Geometry. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

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