Scripts

HandHeld Cam

Autor: Steev Kelly
e-mail/site: www.beautifulrobot.com

Script escrito por Steev Kelly para simular os pequenos desvios causados na câmera quando uma pessoa está filmando, atribuindo mais realidade neste tipo de animação, ele cria estes pequenos movimentos em câmeras paradas também. Para usar, você precisa selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, depois, entre no menu Customize>Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item BeautifulRobot na lista Category, assim, aparece o comando do HandHeld Cam na lista Action, arraste-o para uma posição em qualquer menu. A câmera deve estar selecionada quando você clicar no comando do HandHeld Cam.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação
Campinas

SuperLag

Autor: Michael Comet
e-mail/site: www.comet-cartoons.com

Script escrito por Michael Comet, da Comet Cartoons, para adicionar um novo tipo de Spline IK, ele faz a mesma coisa do Spline IK, mas cria os movimentos secundários automaticamente, como o Flex faz com Mesh, o Super Lag faz com Bones. É ótimo para caudas, antenas, orelhas grandes, trombas e demais partes do corpo de personagens que dependem de movimentos secundários. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, entre no menu Customize>Customize User Interface e encontre o item Super Lag na lista Action da ficha Menus, arraste este item para um menu, assim, terá acesso a janela criada pelo Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação
Campinas

Magnetic

Autor: Bret Kroll
e-mail/site: www.bretkroll.com

Script escrito por Bret Kroll para distribuir objetos por um Mesh pintando, ele aplica de acordo com o ponto Pivot do objeto e a Normal das faces da superfície que recebe. Você pode escolher fazer cópias, instâncias e referências, também aceita que você determine uma linha para distribuir os objetos, além de outros recursos do gênero. O interessante do Magnetic é que ele preserva suas transformações em relação a superfície, mesmo quando animada, permitindo que seja usado no lugar do Attachment Constraint. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com os parâmetros. O objeto que recebe (Target) deve ser um Editable Mesh.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Legolizer

Autor: André Hotz
e-mail/site: [email protected]

Ótimo Script escrito por André Hotz, da Piranha Bytes, para transformar objetos em blocos do brinquedo Lego. Ele calcula a quantidade de blocos que você escolher e distribui pela malha do objeto usando o sistema de partículas PArray ou individualmente, como você preferir. Ele leva algum tempo para fazer o cálculo, e quanto mais detalhado for, mais tempo leva. É importante que você altere a escala do Max para centímetros, para ele funcionar adequadamente. Você também pode criar outros blocos para adicionar na biblioteca. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, depois, entre no menu Customize> Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item Piranha-Bytes na lista Category, assim, aparece o Legolizer na lista Action, arraste-o para qualquer menu do Max no quadro da direita.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

RenderWorld360

Autor: Francois Mourlevat
e-mail/site: [email protected]

Script escrito por Francois Mourlevat, um dos colaboradores da Discreet (Autodesk) no desenvolvimento do Max 4. Ele faz o render no formato de panorama cilindrico. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script. Aparece uma câmera lincada num Dummy, você deve posicioná-la no centro da sua cena. A partir do Max 6, existe um recurso próprio para renderizar em formato panorâmico e até salvar em QuickTime VR, dispensando o uso de Plugins e Scripts para este fim, você acessa o Panorama Exporter pelo menu Rendering do 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Render
Campinas

Brickerizer

Autor: Michael Little
e-mail/site: www.maple3d.com

Script escrito por Michael Little para transformar um Box em tijolos usando vários Boxes pequenos. Você pode configurar a quantidade de tijolos no comprimento e na altura da parede, pode definir a distância entre os tijolos, o tamanho dele e a posição das fileiras, também pode definir um limite de cores para os tijolos variarem. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com os parâmetros do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Neon

Autor: Marc Lorenz
e-mail/site: http://plugins.angstraum.at

Script escrito por Marc Lorenz para criar materiais luminosos com o Radiosity ou com o Light Tracer, não funciona no Scanline. O Script aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, é um novo material chamado Neon, ele permite controlar facilmente a luminância de qualquer material aplicado no Slot Base Material, com a configuração padrão você cria Neon azul, basta ajustar as configurações do Light Tracer e renderizar. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Scritp>Run Script, assim, o Script é instalado e aparece no Material/Map Browser. Este material não é aceito pelo Mental Ray.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Iluminação, Materiais
Campinas

Hige

Autor: d00
e-mail/site: http://d00.cool.ne.jp

Script escrito por d00 para adicionar um novo efeito no Render Effects, ele trasnforma a imagem final em vários palitinhos, deixando parecida com pintura impressionista. Você pode configurar o tamanho dos palitinhos, a quantidade, a variação de posição, a variação de ângulo e a variação de cores. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu MaxScript>Run Script. O Hige aparece na lista de efeitos do Rendering>Effects (8), clicando no botão Add. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Efeitos
Campinas

Seurat

Autor: d00
e-mail/site: http://d00.cool.ne.jp

Script escrito por d00 para adicionar um novo efeito no Render Effects, ele trasnforma a imagem final em vários pontinhos, deixando parecida com pintura impressionista. Você pode configurar o tamanho dos pontinhos, a quantidade, a variação de posição e a variação de cores. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu MaxScript>Run Script. O Saurat aparece na lista de efeitos do Rendering>Effects (8), clicando no botão Add. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Efeitos
Campinas

SkyMaterial

Autor: Taljinder Singh
e-mail/site: www.geocities.com/sodipama

Script escrito por Taljinder Singh para criar material de céu automaticamente. Ele adiciona um novo material no Material/Map Browser do Material Editor, e gera um céu com núvens para ser aplicado em domos envolvendo a cena. Permite que você configure o tamanho das núvens, a cor do céu e a cor das núvens, também tem um recurso para animação, mas não é realista. Este Script pode ser muito útil em maquete eletrônica, permitindo que você crie rapidamente um céu de boa qualidade e na cor que desejar. Para usar, basta selecioná-lo no menu Max Script>Run Script, assim, aparece o Sky Material no Material/Map Browser. Para o Script sempre ser lido junto com o programa e já aparecer no Material Editor, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Scripts do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Materiais
Campinas

BigRender

Autor: Tomas Cayuela Caudevilla
e-mail/site: www.salle.url.edu/~tomasc/

Script escrito por Tomas Cayuela Caudevilla para renderizar imagens em grande formato. O 3ds max é um programa para vídeo, não aceita renderizar em altíssimas resoluções. Imagens em resolução de impressão dependem de muito poder de processamento e muita memória RAM, e mesmo assim, o 3ds max tem um limite de 32.768 pixels. O Big Render não faz milagre, mas tem uma solução bem criativa e pode ser muito útil para quem precisa renderizar imagens grandes numa máquina só. O Script divide a imagem em diversos pedaços menores e renderiza cada uma dessas partes separadamente, como se fossem vários Frames, depois, você pode montar no PhotoShop para formar a imagem em altíssima resolução. Para usar você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, ele aparece no Rendering> Effects (8) e aceita renderizar com o Mental Ray normalmente.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Render
Campinas

Blinds

Autor: Jon Seagull
e-mail/site: www.jonseagull.com

Script escrito por Jon Seagull para criar persianas automaticamente, ele aparece na lista do painel Creat>Geometry e adiciona uma nova primitiva no programa, ela gera cinco tipos diferentes de persianas e cortinas, nos seus parâmetros você pode animar a abertura das hastes e o recolhimento da persiana. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

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