Empresa: Autodesk
site:
www.autodesk.com.br O Architectural Desktop, mais conhecido por ADT, era uma versão do AutoCAD destinada à
modelagem 3D de projetos arquitetônicos, não apenas para maquete eletrônica, pois ele oferecia todos os recursos que um engenheiro ou arquiteto precisava para projetar como cortes em 3D, planificação do projeto 3D para criar a planta baixa 2D e lista de materiais para executar o projeto.
O ADT tornava o processo de modelagem muito mais rápido e intuitivo, por exemplo, bastava determinar a espessura da parede e o pé direito e ir desenhando a linha da parede enquanto ela era criada em 3D, inclusive com materiais e texturas aplicadas.
Estes materiais eram os mesmos materiais do tipo Architectural disponíveis no 3ds max, dessa forma, poderia importar o modelo no 3ds max e renderizar imediatamente com o Radiosity ou com o Mental Ray.
Portas e janelas eram inseridas com um click de mouse e depois podiam ser movimentadas pela parede para colocar no lugar desejado.
O ADT também gerava os planos do telhado automaticamente, bastava definir o perímetro, também criava gradil, cortinas de vidro, bay-window e muitos outros elementos automaticamente.
O programa vinha com uma versão do render Radiosity do 3ds max, chamada Viz Render, para que não fosse necessário outro soft para obter uma imagem realista do projeto, mas permitia integração total com o 3ds max por meio do File Link Manager, igual o AutoCAD.
Mas o ADT foi descontinuado pela Autodesk após adquirirem o Revit, algumas ferramentas foram adaptadas para o 3D Studio Viz e depois inseridas no 3ds max, como o Wall e o Railing.