Softwares

Nendo

Empresa: Izware
site: www.izware.com



O Nendo é um programa para modelagem poligonal simples, é indicado para modelar objetos para jogos em Low Poly. Você pode exportar o modelo em 3DS para usar no 3ds max.
  3D, Modelagem
Campinas

Gmax

Empresa: Autodesk (Discreet)
site: www.autodesk.com

O Gmax era uma versão super simplificada do 3ds max que só oferecia as ferramentas de modelagem poligonal, ele era distribuido gratuitamente para qualquer usuário de Games modelar objetos para seu jogo preferido, já que 90% dos Games são criados com o 3ds max.
Mas a Discreet parou de distribuí-lo gratuitamente no site da empresa, agora ele vem junto com os jogos criados com o 3ds max e pode ser usado livremente para criar objetos para o Game.
  3D, Animação, Games, Mapeamento
Campinas

Plasma

Empresa: Autodesk (Discreet)
site: www.autodesk.com

O Plasma era um programa para criar animações 3D para internet, criando interfaces tridimensionais usando o formato SWF do Flash. Ele era uma versão super simplificada do 3ds max, com ferramentas de modelagem e animação simples, permitindo renderizar em vetor no final.
O Plasma obtinha ótimos resultados mas não houve muitas adesões, sendo assim, a Discreet parou de oferecer essa versão do 3ds max para Web, deixando o Swift 3D como uma das poucas opções neste sentido, que apesar de bem inferior, aceita importar 3DS e pode ser uma boa ponte entre 3D e Flash.
  3D, Animação, Mapeamento, Modelagem
Campinas

Autodesk Effect

Empresa: Autodesk (Discreet)
site: www.autodesk.com

O Effect era um ótimo soft para criar efeitos especiais, ele oferecia recursos de composição 3D, coisa que só existia em Workstations dedicadas caríssimas, permitindo criar efeitos hollywoodanos em PCs com Windows NT. A interatividade com o 3ds max por meio de arquivos RLA foi pioneira e impressionante para a época, final dos anos 90.
A Discreet parou de desenvolver o Effect separadamente, ele foi mesclado com o Discreet Paint para criar o Combustion, um dos melhores compositores de vídeo low-end da atualidade.
  3D, Animação, Composição, Efeitos
Campinas

Autodesk Paint

Empresa: Autodesk (Discreet)
site: www.autodesk.com

O Paint era um soft fabuloso da Discreet, hoje Autodesk, ele permitia pintar sobre vídeo para fazer retoques e animações, foi o primeiro programa a oferecer um traçado vetorial para editar um traçado raster, ele tinha ferramentas de animação que só existiam em Workstations dedicadas caríssimas, eram recursos impressionantes para a época, final dos anos 90.
A Discreet parou de desenvolver o Paint separadamente, ele foi mesclado com o Discreet Effect para criar o Combustion, um dos melhores compositores de vídeo low-end da atualidade.
  2D, Animação, Composição, Efeitos
Campinas

Avid Elastic Reality

Empresa: Avid
site: www.avid.com

Ótimo programa da Avid para Morpher, um pioneiro nisso, ele oferecia os recursos de Shapes conectadas igual tem hoje no Combustion, mas na época era exclusivo dele e era muito melhor do que é hoje no Combustion, permitia trabalhar com Still e vídeo obtendo resultados impressionantes, ainda mais no início da década de 2000.
Mas a Avid parou de distribuir o programa como software separado apenas para Morpher, eles incluiram o Elastic Reality dentro do sistema de edição de vídeo Avid DS Nitris. O endereço com as especificações do Nitris é www.avid.com/products/dsnitris/nitris/featurelist.asp
  2D, Efeitos
Campinas

Cyborg 5D

Empresa: 5D Solutions
site: www.five-d.com

O Cyborg era um ótimo composer de vídeo High-End para cinema, ele trabalhava em ambiente 3D, importava objetos 3D, aplicava texturas, oferecia um ótimo sistema de partículas e efeitos incríveis para a época.
Foi o único programa a chegar perto dos super softs da Discreet, como o Smoke e o Flame, então, a Discreet comprou a 5D Solutions, empresa que havia desenvolvido o programa, e fechou suas portas.
Foi realmente feito para acabar com a concorrência, porque a Discreet não precisava da tecnologia da 5D, já que os seus softs de ponta eram melhores, como o Inferno por exemplo, mas o Cyborg estava chegando muito perto. É uma pena.
  2D, 3D, Animação, Composição
Campinas

LiveMotion

Empresa: Adobe
site: www.adobe.com/products/livemotion

O LiveMotion era um programa da Adobe para criar páginas de internet mais sofisticadas, para competir com o Flash, ele trabalhava no sistema de animação do After Effects e exportava em SWF ou Shockwave, mas o arquivo resultante era muito grande, sem condições de usar em internet discada, e isso era por volta de 2001.
A Adobe parou de desenvolver o LiveMotion em 2003, falando que preferiu direcionar seus esforços em outras áreas.
  2D, Animação, Diversos
Campinas

Atmosphere

Empresa: Adobe
site: www.adobe.com/products/atmosphere

Na versão anterior da Três D1, eu escrevi o que achei do Atmosphere logo depois do seu lançamento. Apontei que era um soft fraco, principalmente pela impossibilidade de importar objetos de outros softs, nem a extensão 3DS, que é a mais usada para isso, a única possibilidade era usar o Scene Builder da Viewpoint para converter o modelo, o que era muito problemático e as ferramentas que ele oferecia para criar objetos eram muito pobres.
A Adobe parou de desenvolver o Atmosphere e destinou sua tecnologia 3D para o Acrobat, que recentemente anunciou recursos de visualização 3D nos arquivos PDF.

  3D, Animação, Diversos
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