Empresa: Robert McNeel & Associates
site:
www.bongo3d.com O Rhinoceros é um dos melhores programas de CAD para design de produtos, desde jóias e sapatos até embarcações e automóveis.
Quando eu vi o programa pela primeira vez, ainda na versão Beta, fiquei impressionado com a facilidade de modelagem no sistema Nurbs e a similaridade com o AutoCAD.
Quem já trabalha no AutoCAD aprende rapidamente o Rhinoceros, pois a forma de tratamento de coordenadas e muitos atalhos são os mesmos, até a linha de comando e a forma de trabalho é parecida.
Mas o Rhinoceros é um modelador 3D milhares de vezes mais poderoso que o AutoCAD, ele trabalha em Nurbs, que um sistema de modelagem muito mais novo do que os usados no AutoCAD e permite criar objetos altamente complexos com perfeição e precisão absoluta.
Logo na primeira versão o programa ficou famoso e caiu no gosto dos projetistas, devido ao seu poder de modelagem no sistema Nurbs, oferecendo recursos que só existiam em caríssimos programas de CAD até aquele momento.
O Rhino é usado por empresas como a Ford, Eletrolux, LG, Brastemp, Addidas, entre outras.
A partir da versão 2 o Rhino ganhou um SDK que permite o desenvolvimento de plug-ins, hoje já são dezenas que oferecem facilidades para todas as áreas que ele atua, tem plug-ins específicos para quem trabalha com design de sapatos, para quem trabalha com design de joias, peças em geral e até renderizadores que nasceram no 3ds max estão oferecendo versões para o Rhinoceros, como o Brazil Render e o V-Ray.
O Rhinoceros exporta para muitos formatos, oferecendo conexão com os principais softs de 3D no mercado, ele tem integração com o 3ds max por meio da extensão 3DS, mas a NPower, desenvolvedora do Power Boolean, do Power Solids e do Power Nurbs, dispõe de um plug-in de conexão que permite abrir o arquivo 3DM em Nurbs diretamente no 3ds max, este plug-in faz parte do Power Translator e também existe em versão separada chamada Power Rhino to Max.