Bom pessoal da 3d1 estou publicando aqui um minituto bem simples sobre ambient occlusion para vray. Que escrevi no meu blog.
Post original: http://leandroportfolio.wordpress.com/2009/11/06/tutorial-ambient-occlusion-para-vray/
Entao vamos lá ...
Na janela MATERIAL, dê dois cliques em STANDARD para buscar o shader VRayLightMtl, dê dois cliques nele. Logo após isto clique em NONE ao lado de COLOR, e procure o VrayDirt dois cliques nele. Em seguida em RADIUS configure conforme a escala de sua cena, estou usando neste momento 5cm, mas isso pode variar. Habilite a caixa invert normals, coloque falloff valor 1.0, e subdivis 8 para baixa qualidade, no meu caso agora irei colocar 32 para obter uma mapa com mais qualidade.
Aplique este material em Open the render dialog > renderer > global switches, ative override mtl, onde está NONE. RENDERIZE. OK seu mapa AMBIENT OCCLUSION para o VRAY está pronto.
Abaixo seguem as imagens ...
MAPA AMBIENT OCCLUSION