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Tutorial unwrap tool

Mini Tutorial unwrap tool,
Ola Amigos da 3D1, devido a uma duvida de alguns usuários da 3D1 decidi escrever este tuto rapidinho, o objetivo do mesmo é ensinar como colocar os objetos dentro do quadradinho que é a área utilizada pelo unwrap.
Antes que nada, eu utilizo o unwrap tool que é uma ferramenta de graça que se pode baixar da internet.

Imagem 1
Primeiro faço um cubo, pois o objetivo é ensinar os procedimentos básicos e não mapear objetos complexos.
Logo aplico o unwrap, e clico em edit
Imagem 2
Aparece o edit UVW, assim logo após clicar onde marca a flecha, clico CTRL+A para selecionar todas as caras do cubo, teriam que estar vendo algo parecido com a imagem 3

Imagem 4
Agora do menu edit UVW (ver imagem) , escolho Mapping->Unfold mapping, aparecendo a janela de mapping, então clicamos em ok, teriam que estar vendo algo parecido a imagem 5.

Imagem 6
Na imagem 6 é onde trabalhamos com scale para que a figura da imagem 5 seja reduzida e entre no quadradinho de unwrap (este é o ponto onde muitos usuários tem duvidas)
Na imagem do lado direito onde esta marcado com vermelho estão as coordenadas U e V, ai é onde devemos colocar valores pequenos e logo clicar no botão scale, com isto teremos reduzido o tamanho da figura, e deveremos continuar reduzindo até a figura entrar no quadradinho.
Isto também pode ser feito clicando sobre a figura com o botão direito do mouse, ai aparece um menu como se observa na imagem 7.
Imagem 7
No menu desta imagem tem vários comandos muito utils, alem do scale.
Eu utilizo muito o freeform gizmo para mover a figura quando está muito pequena.
Imagem 8
Já nesta imagem a figura esta dentro do quadradinho de unwrap, e para isto, sempre utilizo o scale com as coordenadas U e V para as primeiras reduções da figura, e quando já esta próximo ao tamanho do quadradinho utilizo o menu clicando com o botão direito sobre a figura.
Também se poderão usar os ícones da parte superior do edit UVW, onde temos scale, move, freeform gizmo, entre outros.
Imagem 9
Já nesta imagem apliquei um checker no cubo para ver como ficou. O checker é muito útil para fazer os ajustes necessários nas quinas do cubo movendo a figura dentro do quadradinho do edit UVW.

E é isso ai galera, espero ter ajudado.
abraço

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estebanXRK Comentou em 03/03/2009 20:33 Ver comentário
Nhuks Comentou em 03/03/2009 19:54 Ver comentário
estebanXRK Comentou em 02/03/2009 21:39 Ver comentário
Nhuks Comentou em 01/03/2009 21:34 Ver comentário
Carlos Henrique Comentou em 25/02/2009 12:41 Ver comentário
estebanXRK Comentou em 24/02/2009 20:11 Ver comentário
Carlos Henrique Comentou em 17/02/2009 09:28 Ver comentário
Wagner Souza Comentou em 17/02/2009 08:36 Ver comentário
Arnold_Layne Comentou em 16/02/2009 13:22 Ver comentário
Carlos Henrique Comentou em 16/02/2009 13:04 Ver comentário

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