Mini Tutorial unwrap tool,
Ola Amigos da 3D1, devido a uma duvida de alguns usuários da 3D1 decidi escrever este tuto rapidinho, o objetivo do mesmo é ensinar como colocar os objetos dentro do quadradinho que é a área utilizada pelo unwrap.
Antes que nada, eu utilizo o unwrap tool que é uma ferramenta de graça que se pode baixar da internet.
Imagem 1
Primeiro faço um cubo, pois o objetivo é ensinar os procedimentos básicos e não mapear objetos complexos.
Logo aplico o unwrap, e clico em edit
Imagem 2
Aparece o edit UVW, assim logo após clicar onde marca a flecha, clico CTRL+A para selecionar todas as caras do cubo, teriam que estar vendo algo parecido com a imagem 3
Imagem 4
Agora do menu edit UVW (ver imagem) , escolho Mapping->Unfold mapping, aparecendo a janela de mapping, então clicamos em ok, teriam que estar vendo algo parecido a imagem 5.
Imagem 6
Na imagem 6 é onde trabalhamos com scale para que a figura da imagem 5 seja reduzida e entre no quadradinho de unwrap (este é o ponto onde muitos usuários tem duvidas)
Na imagem do lado direito onde esta marcado com vermelho estão as coordenadas U e V, ai é onde devemos colocar valores pequenos e logo clicar no botão scale, com isto teremos reduzido o tamanho da figura, e deveremos continuar reduzindo até a figura entrar no quadradinho.
Isto também pode ser feito clicando sobre a figura com o botão direito do mouse, ai aparece um menu como se observa na imagem 7.
Imagem 7
No menu desta imagem tem vários comandos muito utils, alem do scale.
Eu utilizo muito o freeform gizmo para mover a figura quando está muito pequena.
Imagem 8
Já nesta imagem a figura esta dentro do quadradinho de unwrap, e para isto, sempre utilizo o scale com as coordenadas U e V para as primeiras reduções da figura, e quando já esta próximo ao tamanho do quadradinho utilizo o menu clicando com o botão direito sobre a figura.
Também se poderão usar os ícones da parte superior do edit UVW, onde temos scale, move, freeform gizmo, entre outros.
Imagem 9
Já nesta imagem apliquei um checker no cubo para ver como ficou. O checker é muito útil para fazer os ajustes necessários nas quinas do cubo movendo a figura dentro do quadradinho do edit UVW.
E é isso ai galera, espero ter ajudado.
abraço
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.
Total de membros registrados: 138517
Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.
Usuário(s) on-line na última hora:
1313, sendo 13 membro(s) e 1300 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Le_Andro, Eber.Silva, fcaraujo2000, Fabio Catelleno, JMDesign, Nuno, Duda, Adalberto Rocha, aljamenjitu, tsmodelagem3d.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .