A Autodesk demonstrou o Advantage Pack para o 3ds max 2012 no primeiro dia da Siggraph 2011, seguindo a estratégia que a empresa adotou para todos os programas 3D, o Advantage Pack estará disponível gratuitamente para os usuários que aderem ao sistema de Subscription e certamente estará integrado no 3ds max 2013.
A principal adição que o pacote oferece é o poderoso State Sets, um novo módulo para gerenciamento de passos de Render e preparação da composição para exportar para o After Effects ou outras aplicações de Motion Graphics e edição de imagens.
Apesar de ser desenvolvido para este fim, o State Sets também pode ser usado em muitas outras situações, pois ele é um misto entre o Scene State, Selection Sets, Presets de Render, gerenciamento de Layers e Render Elements em uma única janela hierárquica.
Ainda dispõe de um mini compositor que permite ordenar os Layers com os Render Elements e definir as propriedades de mesclagem, a seguir, o programa faz um Link com o After Effects levando todos os Layers, a composição na ordem correta com os modos de mesclagem já definidos, a posição dos objetos, inclusive animados, também os Planes como Layers sólidos do After Effects, além de câmeras e luzes.
Mais do que isso, o Link entre o 3ds max e o After Effects é bidirecional, possibilitando que você altere a posição dos objetos ou Layers sólidos e a modificação reflete na cena do 3ds max.
O funcionamento do State Sets é bem intuitivo e a nova janela é similar a todas as outras do 3ds max, a área do mini compositor é igual a janela do Slate Material Editor e a área com a hierarquia é parecida com o Selection Sets ou o Layer Manager.
Basicamente basta criar um novo State, clicando no ícone de + logo no topo da janela, assim, o item aparece na lista e você pode renomear, na frente tem um botão para gravar e outro para ligar ou desligar o State.
Clicando no botão de gravar o State passa a guardar todas as configurações que fizer na cena, seja de materiais, luzes, Render Elements, configurações de Render, mesmo definição de Renders diferentes para cada passo, propriedades dos objetos, hide e qualquer outra coisa. Depois que parar a gravação estas configurações ficam salvas e você pode habilitar com 1 clique.
No final, o Batch Render ou o Backburner geram todos os passos com as configurações que determinou em cada State e importa todas as imagens na janela do mini compositor para você definir a ordem dos Layers e os modos de mesclagem.
Após este passo poderá fazer o Link com o After Effects, disponível na área inferior esquerda da janela do State Sets.
Neste link poderá definir se deseja exportar luzes, câmeras e posição dos objetos para o After Effects, além das imagens da composição e dos Planes como Layers sólidos.
No After Effects você verá os Nodes com as posições dos objetos e todos os Keys de animação. Se mover algum Layer sólido, luz ou câmera, a modificação é refletida no 3ds max depois que clicar no botão do Link.
O State Sets também permite exportar os Layers do mini compositor em PSD para composição no PhotoShop, mantendo a ordem e os modos de mesclagem.
Veja os dois vídeos abaixo com a demonstração exibida na Siggraph 2011.
Este vídeo faz zoom e mostra os detalhes da interface.
Outra grande adição do Advantage Pack é a integração do Iray no Active Shade, possibilitando render foto-realista interativo no 3ds max.
Basta definir o Iray como Render do Active Shade, no menu Assign Render, para abrir a janela com o render interativo em tempo real, claro que depende do seu Hardware, já que a tecnologia exige placas de vídeo profissionais para obter um bom desempenho.
Desta forma, o sonho dos usuários que trabalham com visualização de produtos foi atendido, pois este é o principal público que pode se beneficiar desta tecnologia, permitindo alterar a posição de objetos, da câmera, as propriedades das luzes e materiais enquanto vê a imagem com qualidade fotográfica em tempo real na janela do Active Shade, facilitando muito o ajuste da posição de reflexos e detalhes deste tipo.
Para maquete eletrônica e cenas pesadas é necessário um poder muito grande de GPU para trabalhar com render interativo em tempo real, o que exige um bom investimento, mas também proporciona uma agilidade muito grande no acerto de luzes, materiais e câmera que pode valer a pena economicamente, com o avanço das placas de vídeo e o barateamento dos preços, certamente esta tecnologia ficará popular rapidamente.
Agora o Iray também oferece controle total sobre as CPUs e GPUs envolvidas no processo de Render, assim, você pode definir 3 Cores da CPU e a placa de vídeo dedicada para o Render interativo, enquanto 1 Core da CPU e a placa de vídeo da Viewport continuam livres para você trabalhar na cena. Já que o Hardware mais adequado para trabalhar com esta tecnologia são as placas da linha Tesla da Nvidia, dedicadas à Raytrace e sem saída de vídeo, portanto, também é necessário uma Quadro para as Viewports, que ainda pode ser usada no Render com o Iray quando não estiver com a interatividade habilitada no Active Shade.
No Blog do site Area, Ken Pimentel comenta que pretendiam lançar o Iray no Active Shade junto com o Max 2012, mas não deu tempo, portanto, estão lançando agora no Advantage Pack e podemos esperar que estará disponível no 3ds max 2013.
Veja o vídeo de demonstração do Iray no Active Shade exibido na Siggraph 2011.
Atualização:
A Autodesk publicou a o vídeo de demonstração do Iray na Siggraph onde o apresentador mostra alguns exemplos de visualização de produtos e cenas internas de arquitetura e fantasia, usando apenas uma placa de vídeo, sem Tesla dedicada à Raytrace.
Segue o vídeo abaixo.
Você pode ter mais informações no Blog do Ken Pimentel no site Area: http://area.autodesk.com/blogs/ken/subscription_advantage_pack_2012_adobe_ae_interop_render_passes_activeshade_iray