Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

SaavedraCG   Salvador - BA - AC
nilsonwood   São Paulo
joshi   sao paulo - AC
jrvieire   indaiatuba
leochung   Londrina PR - PR

Portfólios Ver Mais

Estrazulas   Porto Alegre - RS
JCRMJ   Maranhão, São Luís - MA

Tutoriais - Artigos

Unreal com Ray-Tracing Real-Time

A Epic Games lançou a versão mais esperada do Unreal Engine, a que oferece recursos de Ray-Tracing em tempo real e não decepcionou, pois o sistema aceita produzir reflexos, refrações, translucências, GI, AO e Soft Shadows com precisão física igual fazem os renderizadores Offline, como são chamados o V-Ray, Corona, Arnold e todos os outros que não são Real-Time de verdade.

O Ray-Tracing afeta a performance da aplicação interativa, que é importante durante um passeio virtual, por exemplo, mas o sistema é híbrido e permite definir qual efeito vai aplicar e onde para complementar a renderização convencional por rasterização, portanto, pode usá-lo apenas para criar reflexos realistas e mais nada se desejar, minimizando o impacto no Frame Rate.

Estes efeitos são particularmente importantes para arquitetura e Design de produtos, seja para gerar imagens, animações ou aplicações interativas, no caso de arquitetura supre a grave deficiência do Unreal não ter GI Real-Time, enquanto o Unity tem faz tempo, pois o Light Propagation Volumes (LPV) do Unreal nem pode ser considerado um sistema decente de GI.

Ainda implantaram um Path Tracer para renderização progressiva com GI igual os renderizadores Offline, segundo a Epic é para servir de comparação com a cena rasterizada otimizada para Real-Time.

Veja abaixo o vídeo mostrando os recursos do Ray-Tracing Real-Time:

Também adicionaram novos recursos no Sequencer, a Timeline do Unreal para animação, entre eles está o aguardado sistema de Layered Animation e agora importa animações de transformações do Max diretamente através do Datasmith sem precisar configurar Bones.

Com relação ao 3ds max, o Datasmith adicionou um modificador para definir propriedades dos objetos como colisores, UVs e LODs, agora consegue exportar Vertex Color e aumentou a compatibilidade com o Forest Pack e RailClone.

Houve melhorias também nas importações do Rhino e do Revit, atualizando modificações no projeto sem alterar materiais ou propriedades no Unreal, além de aceitar materiais MDL com todos os parâmetros, no caso do Rhino também ganhou uma solda automática de polígonos para evitar aberturas na malha.

Veja abaixo as novidades na importação através do Datasmith:

Quem está acostumado com os programas 3D convencionais sente dificultade na manipulação e gerenciamento dos objetos no Unreal, agora implantaram algumas utilidades para ajudar na seleção de hierarquias, orbitar em torno do objeto e controlar o Zoom, além de ferramentas para corrigir problemas simples nos Meshes sem precisar voltar para o programa 3D.

Veja abaixo as novidades na manipulação no Editor e recursos para corrigir Meshes:

Esta versão também inclui melhorias no Preview Settings, mais ferramentas no Composure para produção virtual de vídeo com composição em tempo real, passou a aceitar OpenColorIO e ganhou um Material Analyzer para ajudar a otimizar os materiais.

Outra novidade interessante é o Editor Utility Widgets, que permite programar os recursos criados por você diretamente na interface do Editor do Unreal, igual é possível no Unity, mas lá tem que escrever código para fazer isso.

Veja em detalhes todas as novidades do Unreal 4.22 clicando aqui.

Acesse o Help explicando os recursos de Ray-Tracing clicando aqui.

Baixe o Unreal 4.22 de graça clicando aqui.

Abaixo está o vídeo da palestra sobre o Ray-Tracing no Unreal 4.22 ministrada da GDC 2019.
Em seguida estão os vídeos mostrando as novidades para produção virtual e múltiplos Displays.





Faça o login para poder comentar

Adminin Comentou em 15/04/2019 08:06 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 679387.

Total de membros registrados: 115944

Últimos membros registrados: thayrinetcn, Natali, italocabrals, glaucosl.gs, Privieir4, Douglas, lucasbalduino, rajeev008.

Usuário(s) on-line na última hora: 425, sendo 36 membro(s) e 389 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Renato, Bernardo Griz, yyyelsicnarf, An3dre, diegofigo767, Richard, Guilherme Santos, dig@o, CESARCAD, Eduardo, Alex, ScreamingFox, maxmedeiros, Vagner, RODBUL, thayrinetcn, Natali, Max Idalgo, Abilio, Antigo, marcelo.zacarias@gmail.com, Luis, rpamps, Savino, fbblanco, Usina3d, lucasbalduino, webert3d, Salvio, slayercode, ricardotim, new, Danilo, Eddy, Adam, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2019. Todos direitos reservados.