Pra começar esse é meu primeiro tutorial e espero que o André não fique bravo por usar a cena dele pra fazer o tutorial.
Para fazer o efeito Bullet-Time em cenas reais são necessárias muitas câmeras, mas para cenas só no 3DS max, o que utilizamos é o Video Post.
Se quiserem dêem uma olhada nesse video, ele fala um pouco sobre Bullet-Time no filme Matrix.
Vão em cenas para estudo e baixem a cena do André que usarei como base:
Nessa cena o objeto começa a aparecem na cena no frame 51, começa a se quebrar no 60 e termina mesmo no 100.
Vá para o frame 63 e crie uma linha (creat - shapes - line) que comece na câmera e faça o trajeto que precisamos para o Bullet-Time (veja na imagem)
Agora vamos usar o Path Constraint para a movimentação da câmera, Vá na aba Motion do lado direito, na Assign Controller clique no sinal de + do Transform: Pisition...
Depois selecione Positin:Position... e clique no sinal de ?, ai escolha Path Constraint e de OK. Mais pra baixo na aba motion apareceu a opção path parameters, clique em Add Path e clique na linha que fizemos, vai aparecer escrito a lista abaixo \"Line\".
Clique no botão Time Configuration e no Time Dysplay escolha Frame Ticks. Assim cada Frame será dividido em 160 partes.
Selecione a câmera e abra o curve editor. Terá uma linha representando a trajetória da câmera. Na parte suprerior temos dois espaços para colocarmos valores, o primeiro é o frame em que o keyframe está, é nele que trabalharemos.
Selecione o primeiro keyframe o digite no espaço o valor 63, depois selecione o segundo keyframe e digite no mesmo espaço o valor 66:60.
Vá em Rendering - Video Post.
No video Post clique em add Scene Event, precisaremos de 3 eventos, um com tempo real, um com Bullet-Time e outro em câmera lenta, nessa sequencia mesmo.
Nomeie essa cena de Real Time, deixe os parametros como na foto e dê OK.
Com esses parametros fazemos uma sequencia de 23 frames sendo do 40 ao 63.
Clique novamente no Add Scxene Event nomei-o como Bullet Time e deixe como na foto.
Dessa vez dissemos que ele vai percorrer 3 frames e meio em 3 segundo.
Clique pela terceira e ultima vez no Add Scene Event, nomeie como Slow Time e deixe como na foto.
Agora dissemos a ele que o restante do tempo é pra correr com metade da velocidade.
Clique no botão Add Image Output Event e nomeie de final e verifique se está igual a foto, mas deixe o PV End Time em 200, clique no botão file e escolha um lugar pra salvar sua animação e o formato e de ok.
Clique em execute sequence para renderiazar e está pronto.
Qualquer duvida é só escrever, espero ter ajudado um pouco, Algum outro dia posto um tutorial mais completo sobre o tema, mas acho que deu pra pegar a idéia, qualquer critica é bem vinda.
Ai tem um link do video finalizado
http://www.megaupload.com/pt/?d=1614X0L1
Claro que devem ser feitas modificações, mas essa é só a ideia pra fazer o efeito.
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