Resolvendo Problemas de Iluminação em Cena Interna no Mental Ray
Alguns dias atrás, peguei uma cena já pronta para configurar a iluminação. O dono da cena me pediu para verificar o que estava acontecendo de errado na configuração de iluminação que ele tinha feito. Acabei fazendo um pequeno tutorial. HE!HE!
A cena é esta das duas imagens abaixo. Este será o resultado final. A segunda imagem está com o Material Override habilitado. No tutorial eu mostro onde fica este parâmetro. O Material Override serve para aplicar um único material em todos os objetos da cena (configura o material e faz uma cópia em instância para o seu canal). Quando ele é desabilitado, os objetos voltam com seus materiais padrões.
Baixe a cena do tutorial (3DS Max 2012), com tudo configurado, no
link: Caso veja alguma mancha visível no tutorial, eu mostro como aumentar a qualidade do GI e do FG para tirar as manchas. Entenda que, para obter um bom resultado, não se trata de usar valores definidos, mas sim compreender o uso de cada parâmetro.