Ai galera, estou fazendo esse tutorial pra criar humanos rapidinho com o makehuman.
Esse programa é D+, mas tem que baixar a versão antiga (0.9) pq a versão nova não tem tantas opções.
Baixa o MakeHuman 0.9.1 RC1 for Windows no final desta página http://www.makehuman.org/blog/index.php?post=s1210866244
Instala o programa e quando abrir aparece essa tela.
Clica no icone characters library e no desenho do humano que risquei de vermelho pra abrir os corpos predefinidos. Escolhe um.
Depois volta pra tela inicial clicando no icone character settings e pode mexer nos controles pra mudar o corpo. Da pra mudar a idade, o sexo, a altura, a gordura e os peitos.
Depois da pra mudar os detalhes do corpo clicando no icone body details. Escolhe a parte do corpo que quer modificar no esquema do lado esquerdo e edita nos icones que aparecem do lado direito.
Depois pode por o corpo na pose que quiser clicando no icone poses. Tem o esquema do lado esquerdo pra escolher a parte do corpo e os icones do lado direito pra editar.
Quando terminar exporta pra OBJ clicando no icone do disquete obj. Digita um nome e dá enter.
O makehuman grava o OBJ no meus documentos\\makehuman\\myobjs.
Abre o max e importa o OBJ pelo file>import. Não precisa mudar nenhuma configuração na importação que vai aparecer o humano na view.
Ele vem em lowpoly que é bom pra editar e animar, seleciona e poe o turbo smooth pra aumentar os polígons e ficar suave.
Tecla M pra abrir o material editor e olha que já veio com Ids e material, tb veio mapeado.
No makehuman tem as texturas e vc pode usar pra por nos materiais.
As texturas estão na pasta MakeHuman 0.9.1 RC1\\data\\rib_data\\textures_data
Pra ficar melhor troca o material do corpo e do rosto por sss fast skin e poe a textura da cor no unscattered diffuse color e no epidermal layer scatter color. A textura do specular eu coloquei no specular color 1 e a do bump no bump no começo do menu e diminui o bump pra 0,2.
Faz igual no ID 3 que é a textura do rosto.
Troca o material do olho (ID2) por arch&design com preset glossy finish e poe a textura da cor no color e a do reflexo no color do reflection.
No ID 4 do dente tb troquei por arch&design com glossy finish e cor branca.
No ID 5 da boca coloquei arch&design com preset pearl finish com a cor vermelha e aumentei o reflexo pra 0,7.
No ID 6 da iris coloquei o arch&design com preset glass thin geometry e troquei a cor do transparency e do diffuse pra banco.
No ID 7 da sobrancelha coloquei o arch&design com preset matte finish e coloquei a textura da sobrancelha do makehuman (eyebrows), no cut-out coloquei a textura alpha pra fazer o recorte.
No ID 8 dos cílios tb coloquei o arch&design com preset matte finish e a textura do makehuman (eyelashes), mas ela não tem o alpha separado.
Então copia a textura para o cut-out e liga as opções de alpha que aparece o recorte.
Liga as texturas na view e aproxima do rosto pra ver.
Se quiser mudar ou melhorar a textura pode abrir a do makehuman no PhotoShop e editar colando partes de fotos em cima das partes originais.
Pra renderizar o sss fast skin com daylight e mr photographic exposure control tem que marcar o scatter indirect illumination e desmarcar o screen soft compositing of layers no menu advanced options se não fica preto.
Se quiser ver o meu arquivo está ai http://www.megaupload.com/?d=274EJUPY
É pra max 2009 e está com gamma 2.2.
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