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Tutoriais - Mental Ray

Making of Quiet Ocean

Eae pessoal tudo bem?

Há algum tempo atrás eu criei essa cena abaixo de um oceano com um jet-ski pra testar a real versatilidade e utilidade dos novos promaterials que são nada mais do que shaders Arch & Design (biblioteca _mia se não me engano) facilitados para uma rápida configuração de cena.

Algumas pessoas solicitaram um making of e agora que estou de férias finalmente consegui escrever

Fig. 1 ? Cena final
Pra começar criei um plane de 8x8 (na interface meter e no sistema do Max inches) e depois já comecei utilizando o primeiro promaterial: Water

O interessante dele é que vem com uma série de pré configurações de ondas e cores, nesse caso como podem notar utilizei ?Reflecting pool? e ?Algae/Green? o verde abaixo pode ser desconsiderado por que ele é usado somente quando a opção ?Custom color? está ativada.

Confiram abaixo o shader o material editor

Fig. 2 ? Promaterial: Water no Material editor
Com a água adequadamente configurada passei para o Céu, somente com uma iluminação legal e um reflexo adequado é que você poderá ver a água que escolheu, antes de chegar a esse resultado usei vários tipos de água diferente e para minha cena achei que o melhor era aquele que mostrei acima, porém, como disse isso depende muito do céu, tanto da iluminação quando da cor dele.

Para a iluminação usei as seguintes configurações do daylight system:

Fig. 3 ? Configurações do Day light system
Para o tamanho do sol e a imagem do céu (que inclusive interage com o sol) utilizei os conhecimentos adquiridos em um ótimo tutorial sobre physical Sky aqui da 3d1 escrito pelo André Vieira.

Seguindo o tutorial dele cheguei à seguinte configuração do shader physical Sky

Fig. 4 ? Configurações do Shader Physical Sky
Com a água e o céu finalizados passei para os materiais do Jet onde entrou outro promaterial chamado ?Metallic Paint? reparem que esse shader é exatamente o mesmo que o carpaint, ele utiliza todas suas bibliotecas com exceção da biblioteca dirt, ou seja, esse é um carpaint ?fácil? que requer menos configurações porém, obviamente mais limitado.

Deixei-o da seguinte forma

Fig. 5 ? Configurações do Promaterial: Metallic Paint
Para o couro do Jet-ski utilizei outro Shader pré configurado do ?Arch&design? com preset de leather (Couro), não me preocupei muito com o resultado do couro em primeiro lugar por que ele não iria aparecer e em segundo lugar por que o banco do Jet-ski na verdade é feito de um couro artificial meio pastificado e como o foco não

era esse deixei assim mesmo como vocês podem ver abaixo:

Fig.6 ? Configurações do Arch&design com preset de coro
O Jet-ski ainda possui uma parte metálica na traseira e o retrovisor, neles usei outros dois promaterials o metal e o mirror como podem ver abaixo:

Fig.7 ? Configurações do shader Promaterial: Metal
Fig.8 - Configurações do shader Promaterial: Mirror
Achei interessante também dar um estouro na iluminação pra poder ver os efeitos de refletividade do water dos promaterials para isso utilizei o shader glare com as seguintes configurações (para mais informações sobre o glare consulte a sessão de tutoriais aqui da 3d1 pois tem um excelente material sobre isso também)

Fig.9 ? Configurações do shader Glare
Com isso já consegui um render bem legal, porém, ainda senti que faltava um tanto de cor a cena e então parti para uma pequena e simples pós produção no photoshop, um jeito interessante de fazer isso com shaders do próprio Mental Ray seria utilizar o mia_exposure_simple no lens (acima de onde aplicamos o glare) porém, por questão de agilidade preferi fazer no PhotoShop mesmo.

Em todo caso mando screenshots dos dois exemplos:

Fig.10 ? Ajuste de cores utilizando shader mia_exposure_simple
Fig.11 - Ajuste de cores mais ágil e fácil pelo photoshop
No Photoshop como vocês podem perceber eu dupliquei a camada original deixando a cópia em overlay, aplicando um gaussianblur de 3px e depois ajustando os níveis (CTRL+L).

Renderizei também uma animação para testar o movimento da água lembrando, que este depende do preset selecionado no shader Promaterial: Water

O movimento do Jet-ski foi feito manualmente.

OBS: O modelo do jet-ski é da evermotion, não quis perder tempo modelando o mesmo, pois o foco do trabalho era estudo de shaders e iluminação.

Você pode ver um vídeo em baixa resolução abaixo

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pauloducks Comentou em 12/01/2009 22:44 Ver comentário
Osires Mathoso Comentou em 02/07/2008 11:21 Ver comentário
magster Comentou em 02/07/2008 00:24 Ver comentário
Osires Mathoso Comentou em 01/07/2008 22:35 Ver comentário
slashdefenix Comentou em 01/07/2008 20:38 Ver comentário
cesarfg Comentou em 01/07/2008 17:43 Ver comentário
virus_opecador Comentou em 01/07/2008 07:35 Ver comentário
Gutao Comentou em 30/06/2008 23:05 Ver comentário
cesarfg Comentou em 30/06/2008 19:11 Ver comentário
zulmar jr Comentou em 30/06/2008 16:44 Ver comentário

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