Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   São Paulo - AC
Línea Design   Itapema/SC - AC
mdpontes   Macapá - AP
RaffaPrado   Hortolândia - SP
tiagodmed   Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

hender   Imbé-RS - RS
xavaridermiro   curitiba - PR
YuDaniels   Sao Paulo - AC
elieziocborges   Porto Velho-RO

Tutoriais - Renderização

Renderização em rede com Vray

Bom, após muito tempo utilizando dos tutoriais da 3D1 resolvi postar um tutorial que explica como renderizar em rede utilizando o Distributed Rendering do Vray.

Obs.: Estou utilizando algumas informações passadas no tutorial do Cristiano Moreira Laender.

Entao vamos lá. Primeiramente as denominações e configurações iniciais:
- Computador base (o que vai administrar tudo) = MANAGER
- Computadores remotos (os escravos) = SERVERS
- Rede = LAN (Local Area Network ou rede local do escritório ou casa com dois ou mais computadores conectados entre si)
- TCP/IP = protocolo que vamos trabalhar uma vez que estamos configurando para uma LAN. Para configurar pela internet já fica um pouco mais complicado e acho que quem gostaria de fazê-lo vai saber muito bem como (tem que conhecer os numeros IPs remotos etc.)

Para começar você precisa que todos os computadores que forem utilizados para renderização tenham a mesma versão do 3ds instalado, caso utilize algum plugin este também deve estar instalado em todas as máquinas.

É necessário que a pasta a ser utilizada para os arquivos do 3ds max e texturas (tanto o arquivo original quanto o arquivo a ser salvo - a imagem renderizada) deva estar mapeada. Para isso compartilhe o HD dessas pastas e depois vá em cada SERVER, abra uma janela normal do windows explorer e, em ferramentas (ou settings) va em mapear unidade de rede, ache na rede o HD com a pasta no computador MANAGER e clique OK. Faça isso para cada pasta a ser utilizada no processo de render (como eu disse, as de textura, do arquivo original e da imagem a ser salva).

Uma maneira de saber se todas as texturas estão no local certo no 3ds, vá em File-> Asset Traking. Lá irá mostrar a relação de todas as texturas que você está utilizando e onde ela está em seu computador.

Agora em todos os SERVERs abra o software \"Launch V-Ray DR spawner\" ele geralmente fica em Inicia->Programas->Chaos Group->V-Ray Adv for 3dsmax R9 for x86->Distributed rendering.

No MANAGER, abra a cena a ser renderizada e defina os padrões de render.
Nas configurações do Vray, vá em System, marque a opção Distributed rendering e clique em Settings.
É aqui que você vai informar quais computadores da rede irão renderizar. Clique em Add server e digite o nome do computador ou o IP do computador que será SERVER.
Após adicionar todos os SERVERs clique em \"Resolve servers\". Isso fará que a coluna \"IP address\" mostre o ip dos servers adicionados. Caso apareça \"???\", isso quer dizer que o nome ou ip adicionado não foi encontrado na rede.
Caso você esteja usando Irradiance Map, altere o mode para \"Bucket mode\", isso faz com que cada server calcule o irradiance map da parte que for renderizar.
Obj.: Não realizei testes com outros GIs.
Agora é só renderizar, observe que cada parte sendo renderizada mostra o nome do computador que a esta renderizando.

Faça o login para poder comentar

fabioteofe Comentou em 23/06/2014 13:17 Ver comentário
Elton Carvalho Comentou em 21/12/2012 13:16 Ver comentário
fabioteofe Comentou em 04/07/2012 04:44 Ver comentário
ALF Comentou em 09/12/2011 09:20 Ver comentário
beneduce Comentou em 07/12/2011 18:57 Ver comentário
ALF Comentou em 06/12/2011 13:20 Ver comentário
beneduce Comentou em 06/12/2011 03:07 Ver comentário
Grasiano Comentou em 09/11/2011 16:18 Ver comentário
ALF Comentou em 08/11/2011 13:10 Ver comentário
Heltonciriaco Comentou em 07/11/2011 12:38 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710658.

Total de membros registrados: 138137

Últimos membros registrados: bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex, monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension.

Usuário(s) on-line na última hora: 1421, sendo 16 membro(s) e 1405 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: igorVRone, Celso Borttoloto, Nuno, KESLEY1SANTOS, Moura, tsmodelagem3d, Pedro Juliato, Eber.Silva, Duda, ANDREFG, Anderson Miguel, RicardoMendes, Frederico Wagner N. R., Cledson, Geraldo Nunes, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.