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Tutoriais - Texturização

Cabelo com mapa de opacidade

Vou dar uma contribuição a todos que querem fazer cabelos com uma boa qualidade, mas que não querem usar o hair and fur ou plugins semelhantes. A vantagem de utilizar esse tipo de cabelo é no tempo de render que é infinitamente menor. O tutorial original
Definido o tipo de corte que seu personagem irá ter, agora vc terá que criar o alpha do cabelo com algum software como o PhotoShop ou semelhantes. Vc poderá usar uma tablet para desenhar mais facilmente, usar o mouse, ou ainda usar alguns brushes prontos de cabelos que se pode baixar pela net. O mais importante dessa fase é desenhar o cabelo em branco num fundo preto, salve o arquivo em png com 8bits de transparencia. pois podemos ver a abaixo a diferença de qualidade entre 1bit e 8 bits de transparência.
Finalizada essa parte, vc já tem o alpha do seu cabelo. No caso do cabelo afro, o alpha pode ficar mais ou menos como a imagem abaixo:
Passo 2: Adicionar o alpha do cabelo no canal de opacidade, no painel de materiais.
Passo 3:

Adicionar uma textura de cabelo ao canal Difuse no painel de materiais. (Pode ser qualquer imagem de textura de cabelo, ou até uma única cor, ou gradiente). Neste passo vc pode colocar bump, normal, specular.. ou qualquer tipo de efeito que vc queira dar a textura do seu cabelo.
Passo 4: Criar a geometria do cabelo.

A geometria do cabelo pode ser criada da forma que vc quiser, não necessariamente ser necessaria uma geometria igual a abaixo, mas para um cabelo afro, ela funciona muito bem.

Vc deve:

1. Primeiro criar uma esfera.
2. Depois extrudar suas edges.
3. Depois separar a geometria em fatias.
4. Cada fatia vc coloca um uvwmap - plane e coloque o material de cabelo que foi criado anteriormente.

Abaixo os passos:


Feito isso, se vc quiser, ainda pode ainda alterar com Bend ou com FFD o formato geral do cabelo. O resultado será algo parecido com a imagem abaixo:
E está prono, vc já tem o seu cabelo afro sem precisar usar plugin nenhum e com um render muito mais rápido.
A imaginação é o limite, abaixo um exemplo do que podeser feito usando a mesma técnica, ainda é mais simples, pois só se usa planes.

Espero que tenham gostado e entendido.
Valeu!

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marceloatg Comentou em 17/04/2008 01:09 Ver comentário
cesarfg Comentou em 16/04/2008 21:56 Ver comentário
tiagodmed Comentou em 16/04/2008 16:29 Ver comentário
Leandro Comentou em 16/04/2008 15:21 Ver comentário
JLS Comentou em 16/04/2008 14:48 Ver comentário
Rafael Comentou em 16/04/2008 14:20 Ver comentário
Rogério Alan Comentou em 16/04/2008 10:38 Ver comentário
pedroreimao Comentou em 16/04/2008 10:15 Ver comentário
Caio Santana Comentou em 16/04/2008 10:01 Ver comentário
FLY666 Comentou em 16/04/2008 09:36 Ver comentário

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