Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP
claudiosdr   Brasil - CE
Cidral   Curitiba pr - AC
Fabio   Tubarão
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

Gui Silva   cotia - SP
Pampoisl   Rio Grande do Sul
marcio castro   sao paulo - AC
guarabana   Galicia, España

Tutoriais - Todos os tutoriais

Animação de pneu

Nesse tut simples vou simular a deformação de um pneu quando rola no solo

vamos lá
na viewports left crie um torus , um cubo e alinhe o cubo ao torus, como se fosse o eixo para o pneu. (primeira imagem)
agora selecione o torus e use um modify p selecionar todos seus poligonos, como nesse caso é uma primitiva, usei o meshselect.
entao depois de por o mesh select, ligue o subobject edge e selecione todos os edges do objeto..
(segunda imagem)
Ccom os edges selecionados vá novamente na lista de modifeirs e aplique um Linked Xform
Nos parametros do linked Xform clique em \"Pick control object\" e selecione o cubo,
assim os edges que vc selecionou seguirão o cubo..
(terceira imagem)
faça um teste, rotacione o cubo e veja que o torus rotacionará..
bom, se tudo deu certo vamos para o proximo passo, q é a dinamica do nosso pneu

adicione agora na lista um ffd box por exemplo, clique em \"set number of point\" ,coloque 7,2,2
(quarta imagem)
agora no subobject do ffd clique em control points e selecione os pontos da ultima fila do gizmo
depois mova esses pontos para cima de forma que pareça a deformação do pneu ao tocar o chão, como na quinta imagem
agora saia do subobject, selecione o cubo e rotacione para ver o que acontece
o torus ira girar respeitando a deformação causada pelo ffd..

Isso foi so uma demostração, vc poderá fazer isso com um pneu realista e podera apricar qualquer outro modify que este respeitará a rotação base dos poligonos provocada pelo Linked Xform

entao vamos brincar um pouco..

apague o ffd e aplique um melt, altere o parametro como quiser e depois rotacione o cubo..
ou vc pode tambem ao inves do Melt usar um spherify, altere os parametros como quiser..depois rotacione o cubo..
teste twist, bend o que quiser

bom, tanto faz o modifier, esta respeitara a rotação da forma inicial do torus..usem a criatividade.

espero ter sido util..
obriogado!

Faça o login para poder comentar

valdez Comentou em 16/06/2011 22:39 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.

Total de membros registrados: 138144

Últimos membros registrados: cineboss, fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini.

Usuário(s) on-line na última hora: 1533, sendo 15 membro(s) e 1518 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mandrade, Eber.Silva, Roberto Movanni, Thiago Couto, Eng Damasceno, Osvaldo Arquiteto, Nuno, cineboss, marcelocfp, JMDesign, Le_Andro, Frederico Wagner N. R., Ricardo Paranhos, rafa.carvalho, gilson antunes.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.