Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
Colli   Maringá - AC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Marcelo Pinheiro   São Paulo - AC
Millow   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Lucios Trinity   suzano - são paulo - SP
3dedson   Mato Grosso
Matheus   RS - AC
mse   Novo Hamburgo

Tutoriais - Todos os tutoriais

Grama com Displacement no V-Ray

Olá pessoal....

Em agradecimento a ajuda que recebo de toda a galera do Fórum... resolvi fazer este pequeno tutorial.... para fazer uma grama realística com o plugin V-ray....

Gostaria de explicar... que este tutorial mostra de forma rápida e intuitiva uma das inúmeras maneiras de fazer uma grama no 3d studio Max... Eu fiz este tutorial no MAX6... mas acredito que a partir do MAX4... já é possível acompanhar este tutorial....
Pretendo passar o tutorial... com mais imagens e poucas palavras....

1- Crie um plane e uma teapot como mostra a figura abaixo...
2- Carregue o editor de Material... e num slot vazio... caregue um material do Vray... deixando os parâmetros conforme figura abaixo...
NOTA: a imagem bitmap esta aqui!!!!
3- Selecione o plane... e carrege o moficcador UVW MAP.... como mostra a figura abaixo...
NOTA: Estes valores estão configurados para uma maquete em centímetros... pois eu já uso como padrão!!!
4- Agora carregue o modoficador Vraydisplacementmod....
5- Nas propriedades do Vraydisplacementmod.... deixamos como mostra na figura abaixo...


Notas:
O parâmetro Amount... é o que determina a altura da grama...
O parâmetro Resolution... eu costumo deixar como está marcado...pois sempre funciona.. hehehheh
O parâmetro Textmap... vc carregará um arquivo bitmap... que funcionara como um mapa de opacidade...(ou coisa parecida)... onde é necessácio um cor preta e outra branca... para determinar as alturas....
Perceba... que dependento do tipo de mapa carregado aqui.. vc pode fazer diferentes tipos de acabamento... desde gramas... até tapetes!!!!

E aqui temos o resultado do nosso tutorial....

Notas finais...
?TODOS OS NÚMEROS INSERIDO NOS PARÂMETROS MENCIONADOS... TOMAM COMO BASE.... UMA MAQUETE FEITA EM CENTÍMETROS?

Agora é só testarmos com outros valores... que chegaremos nos resultados pretendidos!!!!....

Este tutorial é pra ser rápido... por isto, se eu deixei passar algo... fiquem a vontade pra criticar e melhorá-lo!!!....
E um agradecimento especial ao Sandro Medeiros... que é uma pessoa que compartilha seus conhecimentos .... e que serve de exemplo pra muitas pessoas!!!!

Espero ter ajudado

Alexandre Longo

Faça o login para poder comentar

juliagbraga Comentou em 19/08/2012 10:03 Ver comentário
f.paolo Comentou em 25/10/2006 19:30 Ver comentário
ricardo duarte Comentou em 24/08/2006 15:21 Ver comentário
netroger Comentou em 15/07/2006 09:38 Ver comentário
3dman Comentou em 23/11/2004 17:00 Ver comentário
Estrazulas Comentou em 28/07/2004 11:09 Ver comentário
Renato Comentou em 28/07/2004 08:21 Ver comentário
Alexandre Longo Comentou em 21/07/2004 08:51 Ver comentário
Primo Comentou em 16/07/2004 23:38 Ver comentário
cogitas3d Comentou em 16/07/2004 17:51 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710670.

Total de membros registrados: 138150

Últimos membros registrados: karolinarrrrrr, cosmicswiftie, lucasbertazzo666, eduardoaraujo, mikael_a, felipemattoli, cineboss, fercomin.

Usuário(s) on-line na última hora: 1434, sendo 11 membro(s) e 1423 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, DiogodaRosa, Paulo Rodrigues Lima, Duda, Le_Andro, Thiago Couto, Gabriel.C, Joao Barreto, Carla Franco, alan.eu, renaz.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.