Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
assisegundo   Maranhão - MA
EvandroGP   Paraná - PR
Línea Design   Itapema/SC - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

daniell_uchiha   Barueri - SP - AC
rgdesign   chapeco - SC
Jhony   Itabaiana-SE
Cleitiin   Arapongas PR - PR

Tutoriais - Todos os tutoriais

Modelando um telhado

Neste tutorial irei ensinar como você pode fazer um telhado no 3DS Max 5, mas a técnica se aplica em outras versões e também em outros softwares. Existem várias formas de se modelar um telhado, mas depois de muito tempo tentando fazer um, descubri que a melhor forma de faze-lo é modelando uma telha principal e clonando as outras com a ferramenta array.
1- Selecione a ferramenta Shapes»line e desenhe no viewport front um shape como esse. Observe que eu desenhei o shape de forma que ele pareça um corte transversal do telhado.
2- Vá em modifiers e selecione a ferramenta extrude, ajuste o valor do extrude até que sua no viewport top fique nessas proporções.
3- Crie um linha perpendicular ao telhado no viewport top, obedecendo as proporções para facilitar
seu trabalho.
4- Selecione o telhado e vá no menu tools»Spacing Tool, clique em pick path e selecione a linha que
você criou, o count será o número de telhas que serão clonadas em cima da linha, para essa cena eu escolhi 20 mas pode variar de acordo com a proporção do seu telhado ou da sua linha.
Após ter clicado em apply sua cena deverá ficar parecida com essa, observe que as telhas estão
praticamente juntas.
obs: a primeira telha que você ciou pode ser escondida pois não iremos utiliza-la agora, para fazer isso selecione ela clique com o botão direito em cima dela e selecione hide selection.

5- Selecione todas as telhas e agrupe todas com a ferramenta Group.
6- Com o grupo de telhas selecionado, clique na ferramenta rotate e no viewport left rotacione a seleção de forma que ela fique em um angulo parecido com o da figura ao lado.
7- com o grupo selecionado vamos arrastar segurando shift para clonar esse grupo, faça isso até que
fique como a figura abaixo.
obs: não se esquece de deixar o instance selecionado em cada clonagem que você fizer.

8- Selecione todos os grupos que você criou e aplique um mirror no eixo x para que o telhado fique como a figura ao lado.
9- Agora vamos criar a parte central do telhado para isso vamos criar uma nova telha usando a ferramenta shape»lines, dê um extrude até que ela fique do tamanho exato do telhado no viewport top.
Pronto!Agora seu telhado já deve estar pronto, você pode caprichar nas texturas para acrescentar mais detalhes ao seu telhado. Usando esta técnica você pode modelar varios tipos de telhados, vá tentando formas diferentes e texturas também até atingir o resultado que deseja. Aqui vai um render de como ficou o meu telhado nessa cena. Espero que tenham gostado e façam um bom proveito dele.

Autor : Carlos Henrique Ribeiro Lima (Tabajara)

Faça o login para poder comentar

Rafah Comentou em 29/10/2012 13:19 Ver comentário
new Comentou em 25/10/2012 15:41 Ver comentário
marcelomch Comentou em 13/10/2012 17:47 Ver comentário
tabajara Comentou em 16/06/2011 22:32 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710661.

Total de membros registrados: 138142

Últimos membros registrados: Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex.

Usuário(s) on-line na última hora: 1610, sendo 17 membro(s) e 1593 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, Le_Andro, Reinaldo Silva, Renatto, evandro12, Eduardo Ramos, Ronaldo, m.schnaider, Willmitnick, Acfabbri, Jorge Henrique, marcelo de moraes, Thiago Couto, João Von Rondow, Pedro Juliato, Lucas Reis, Gabriel.C.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.