Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
AED   RIBEIRAO PRETO

Portfólios Ver Mais

estudionilo   Assaí - AC
Ruben   Santa Isabel - SP
RenanMazzonetto   Barueri, SP - AC

Tutoriais - Todos os tutoriais

Retopologia no Z-Brush

Bom pessoal, como prometido, um mini tutorial sobre retopologia.

-Primeiramente, temos nosso monstro aberto no canvas, no modo Edit.
-Clicando sobre a Zsphere, mudamos o nosso \"tool\" para a zsphere.


-Dentro das propriedades da Zsphere, temos uma aba chamada Rigging. É nela que vamos selecionar nosso personagem.
-Clique em Select Mesh e selecione o mesh que foi previamente carregado.
-Agora, o mesh aparece em nosso canvas, com a zsphere no meio dele.
-Para começarmos a desenhar nossa retopologia, temos a aba topology.
-Clique em Edit Topology
-Agora a parte divertida começa...
-no modo Draw (tecla Q), vc cria pontos...Segurando o ALT voce os apaga. Para mudar a origem do inicio da criacao dos vertices, segure shift e clique sobre o vertice desejado.
-No modo Move (Tecla W), voce consegue mover os vertices.
-é bem simples e intuitivo...cria, apaga e muda a origem.
-Apertando a tecla A, voce visualiza o seu mesh, como um preview do que está sendo reconstruído.
-Este preview, por default, acada sendo na subdivisao 2...apertando SHIFT + D, voce consegue ver a malha original, em sua subdivisao 1.
-Outra ferramenta importante, é na aba PROJECTION...ligando o projection, voce terá uma malha mais proxima da original possivel, tentando \"colar os vertices e faces ao mesh original\"
-ao finalizar a retopologia, voce transforma essa geometria nova em uma nova, podendo ser levada ao max para UV, animação, etc.
-Dentro da aba ADAPTIVE SKIN, Temos um parametro muito importante...A densidade.
-A densidade é como as subdivisoes...quanto maior a densidade, mais subdivisoes no mesh reconstruido e mais detalhes serão aproveitados, podendo não necessariamente, serem refeitos ou projetados.
-Para gerar a malha, clique em Make Adaptive Skin.

Faça o login para poder comentar

Vimukta Comentou em 16/08/2011 22:34 Ver comentário
Glauco Longhi Comentou em 16/06/2011 18:50 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707734.

Total de membros registrados: 135329

Últimos membros registrados: FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva.

Usuário(s) on-line na última hora: 508, sendo 19 membro(s) e 489 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, FSANZ, Henrique Ribeiro, Alexandre Freitas, Nuno, Duda, Moura, Reinaldo Silva, Abilio, raflixh, Ronaldo Junior, Lucas Reis, Osvaldo Arquiteto, kmsn, Willmitnick, Le_Andro, clastac, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.