Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

clebercmds   Timbó - SC - SC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
ycneiva   Barcarena PA - AC
uirsu   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

coxinha   Umuarama - paraná - PR
alanmatos   Marília-SP - SP
guiguerra   Fortaleza - AC
JGBRENE   SAO PAULO - AC

Tutoriais - Utilidades

Rig das pernas 2 (Custom Attributes)

Continuação do tutorial \"Rig das pernas 1 (Reverse Leg)\".

Nessa segunda parte do tutorial vamos trabalhar com o maxscript, todo o conceito aplicado nesse material, pode ser pesquisado a fundo no help.
O script e uma parte essencial do rigging de um personagem, sendo assim tire o maior proveito possível desse material.

1º Selecione o rectangle que faz parte da cadeia de bones, vá até a pasta modify e aplique o modificador Attribute holder.
2. Vá até a pasta maxscript e click na opção New script
Criando o atributo

Escreva esse script dentro do quadro depois finalize com CTRL+E




New = attributes controle_geral_pe

(
rollout ContR \"controle do Pé\"

(

spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 1
Novos Parâmetros rollout

Continuando com o atributo vamos colocar a opção redefine e aplicar o resto dos atributos. Sendo assim eu deixe em Vermelho tudo que foi aplicado de novidade e o que está na cor azul manteve-se inalterado.








New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
rollout ContR \"controle do Pé\"

(


spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]

)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script.
Redefinindo o atributo 2
Criando parâmetros para Track View

Atenção:

Sem esse novo parametro fica praticamente impossivel criar o wire parameters entre os bones e o atributo.



New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)

)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(

spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
edefinindo o atributo 3
Criando o botão reset all

Vamos criar agora um botão que permite zerar todos o parametros do atributo.












New = attributes controle_geral_pe
redefine:new


(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)

)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(


spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]

spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]

spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]


button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0


)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script
Redefinindo o atributo 4
Criando grupos de visualização














New = attributes controle_geral_pe
redefine:new

(
parameters parans rollout:ContR

(
rot_pe type:#float ui:(controlSP,controlSL)
rolagem_pe type:#float ui:(pesp,pesl)
ponta_pe type:#float ui:(pontapesp,pontapesl)
rot_joelho type:#float ui:(joelhosp,joelhosl)
)

rollout ContR \"controle do Pé\"

(

group \"Rotação do pé\"
(
spinner controlSP \" Rot_Pé \" range:[-90,90,0]
slider controlSL \"\" range:[-90,90,0]
)

group \"Rolagem completa\"

(
spinner pesp \"Rolagem do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pesl\"\" range:[-90,90,0]

spinner pontapeSP \"Ponta do Pé\" range:[-90,90,0]
slider pontapesl \"\" range:[-90,90,0]
)

group \" Rotação do joelho \"

(
spinner joelhoSP \"Rot. do Joelho\" range:[-90,90,0]
slider joelhoSL \"\" range:[-90,90,0]
)

group \" Resetar chaves \"
(
button resetall \"Reset All\"
)
on resetall pressed do
(
rolagem_pe=0
ponta_pe=0
rot_joelho=0
rot_pe=0

)
)

)

custattributes.add $.modifiers [1] new

Pressione a tecla Ctrl+E para rodar o script

Na próxima parte eu vou explicar como aplicar o Wire Parameters e o Reaction Manager.

Espero de coração ter ajudado a todos um grande abraço.

Faça o login para poder comentar

Bruno Comentou em 24/07/2015 15:48 Ver comentário
Fabio Comentou em 16/06/2011 20:30 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138517

Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.

Usuário(s) on-line na última hora: 1297, sendo 3 membro(s) e 1294 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Andrezão de Paula, waleednoor, Rodrigo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.